Entressafra: Tecnologias sustentáveis são decisivas para a produtividade do arroz

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Dia de campo apresentou práticas sutentáveis para o manejo da lavoura na entressafra e foi direcionado a toda cadeia produtiva do arroz Foto: Epagri

Com o fim da colheita do arroz, começa um dos períodos mais estratégicos para garantir uma próxima safra saudável e produtiva: a entressafra. Longe de ser um tempo de descanso para o solo, o intervalo entre as safras é quando agricultores intensificam práticas fundamentais para o manejo da lavoura. Algumas dessas técnicas foram apresentadas no 1º Dia de Campo SC +Arroz, no dia 11 de junho, em Pouso Redondo. O evento foi promovido pela Epagri e reuniu cerca de 300 pessoas, entre técnicos e produtores rurais.

O encontro aconteceu na propriedade do agricultor Ademir Correa, que vem adotando um conjunto de práticas recomendadas pela pesquisa agropecuária com foco em sustentabilidade, como o manejo eficiente da água e de herbicidas, o uso do rolo-faca, a aplicação de lâmina niveladora a laser e o método Graus-Dia. “Essas práticas melhoraram a estrutura do solo e ajudaram no controle de plantas daninhas. É um investimento que traz retorno direto na próxima safra e dá mais segurança para a produção”, avalia o agricultor.

Pesquisadores avaliam infiltração do solo em áreas de enchentes

Para o presidente da Epagri, Dirceu Leite, que esteve presente no evento, a adoção dessas tecnologias reafirma o compromisso da Empresa com uma agricultura inovadora e ambientalmente responsável. “O SC+Arroz representa uma mudança de mentalidade: da simples produção para um sistema sustentável, orientado por dados, ciência e planejamento. Essa é a Epagri que queremos levar cada vez mais para o campo”, destacou.

“O agricultor que investe no período da entressafra colhe mais do que arroz: colhe sustentabilidade, produtividade e estabilidade no sistema produtivo”, resume o extensionista rural da Epagri em Pouso Redondo e coordenador do evento, Ricieri Verdi. Ele reforça que o dia de campo foi direcionado a toda cadeia produtiva com o objetivo de qualificar sistema de produção de arroz no estado em busca de uma produção mais sustentável, como preconiza o projeto SC +Arroz.

Tecnologia e informação com o Agroconnect

Durante o evento, a Epagri/Ciram apresentou as ferramentas digitais que desenvolve para apoiar o agricultor no planejamento e manejo da lavoura, a exemplo da plataforma Agroconnect. Disponível por aplicativo e site, o sistema oferece acesso a dados meteorológicos, modelos agrometeorológicos, informações sobre pragas e doenças, além de recomendações técnicas da pesquisa. O objetivo é facilitar a tomada de decisão e qualificar o planejamento agrícola com base em informações confiáveis e atualizadas.

Durante o evento, a Epagri/Ciram apresentou as ferramentas digitais que desenvolve para apoiar o agricultor no planejamento e manejo da lavoura

Um dos destaques do Agroconnect é o acesso ao método Graus-Dia, desenvolvido pela Epagri para melhorar a precisão no manejo da lavoura de arroz. A técnica dos Graus-Dia funciona como um relógio biológico da planta. Em vez de seguir o calendário convencional, o agricultor acompanha o acúmulo de calor que a lavoura recebe ao longo do tempo. Isso permite identificar com precisão os momentos ideais para aplicar insumos, irrigar, manejar pragas e até prever a colheita.

Na prática, isso significa mais produtividade, menos desperdício e mais sustentabilidade. A Epagri vem aplicando essa metodologia nas lavouras experimentais e com produtores parceiros, como foi apresentada no dia de campo.

Gestão estratégica com apoio da pesquisa

A Epagri/Cepa também contribuiu com o evento apresentando ferramentas de apoio à gestão e ao planejamento da safra, como o diagnóstico da safra e o Observatório Agro Catarinense. As informações geradas por ambos facilitam a leitura de tendências e o planejamento estratégico, seja na propriedade rural, na pesquisa ou na formulação de políticas públicas.

A Epagri/Cepa também contribuiu com o evento apresentando ferramentas de apoio à gestão e ao planejamento da safra

O diagnóstico da safra acompanha o ciclo produtivo do arroz em todo o Estado, coletando dados sobre área plantada, produtividade, perfil dos produtores, uso de tecnologias, entre outros. Já o Observatório é uma plataforma digital interativa que integra dados econômicos e territoriais da agropecuária catarinense. Para o arroz, oferece painéis com séries históricas de produção, preços, custos, exportações e outros indicadores relevantes, auxiliando tanto os agricultores quanto os formuladores de políticas públicas.

(Com Epagri)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias