Encontros regionais transformam o sistema sindical rural

โO que vocรช transforma, tambรฉm transforma vocรช!โ. ร com essa frase que o presidente interino do Sistema FAEP, รgide Eduardo Meneguette, tem aberto os eventos da quinta ediรงรฃo do Encontro Regional de Lรญderes Rurais, que estรก percorrendo todas as regiรตes do Paranรก. Essa abordagem inicial nรฃo รฉ ร toa. Como o tema deste ano รฉ โLideranรงa, protagonismo e transformaรงรฃoโ, Meneguette traz a expressรฃo para a realidade do campo. Com esses eventos, o Sistema FAEP estรก transformando milhares de produtoras e produtores rurais, e, consequentemente, estes proporcionam transformaรงรตes ao Sistema FAEP e ao sistema sindical rural paranaense.
โEsse evento tem o propรณsito de transformar o produtor em um lรญder que faรงa a diferenรงa, por meio do protagonismo e da transformaรงรฃo. E, ao longo dos anos, estamos conseguindo isso, fortalecendo todos os elos do sistema sindical ruralโ, destacou Meneguette. โEssa transformaรงรฃo estรก colocando o nosso Sistema FAEP como destaque no cenรกrio nacional, como protagonista em diversos temas, como lรญderes em diversas aรงรตesโ, complementa.
Vazio sanitรกrio da soja passa a valer a partir deste sรกbado
Em junho, os cinco primeiros eventos realizados em Maringรก (regiรฃo Noroeste), Londrina (Norte), Jacarezinho (Norte Pioneiro), Tapejara (Noroeste) e Campo Mourรฃo (Centro-Oriental) reuniram 1.246 produtores e produtoras rurais, que participaram da programaรงรฃo que envolve dinรขmicas e palestras. Em julho, outros seis encontros vรฃo ocorrer em Marechal Cรขndido Rondon (Oeste), Pato Branco (Sudoeste), Guarapuava (Centro-Sul), Prudentรณpolis (Centro-sul), Tibagi (Campos Gerais) e Araucรกria (Regiรฃo Metropolitana de Curitiba).
Maringรก abriu a sรฉrie de 11 eventosย que tรชm o propรณsito de fortalecer ainda mais o sistema sindical rural paranaense. No total, 331 produtoras e produtores rurais de 20 sindicatos da regiรฃo participaram de uma programaรงรฃo envolvendo dinรขmicas e palestras. Do total de participantes, 58 eram novos, ou seja, nunca tinham participado do evento do Sistema FAEP em anos anteriores.
Em Londrina, 340 produtoras e produtores rurais de 27 municรญpios da regiรฃo Norte do Paranรก participaram do segundo evento do Encontro Regional de Lรญderes Rurais, promovido pelo Sistema FAEP. Entre o pรบblico total presente, 58% eram mulheres.
Rodada de encontros seguiu para Londrina no segundo dia
Estreante nos Encontros Regionais de Lรญderes Rurais,ย Jacarezinho, na regiรฃo do Norte Pioneiro, contabilizou 156 participantes de 13 sindicatos. Do total, 53% eram mulheres, reafirmando o crescimento da representatividade feminina no campo.
Outro diferencial do evento em Jacarezinho foi a participaรงรฃo do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuรกria (FPA), Pedro Lupion. Na ocasiรฃo, o parlamentar elogiou a organizaรงรฃo e realizaรงรฃo do Encontro Regional de Lรญderes Rurais como uma ferramenta para fortalecer o setor. O deputado tambรฉm teceu crรญticas ao governo federal, que tem promovido uma sรฉrie de medidas que desagradam o setor agropecuรกrio.
โA gente pede que o produtor rural seja respeitado. Essas reuniรตes promovidas pelo Sistema FAEP criam protagonismo dentro do nosso setor. Isso รฉ fundamentalโ, destacou Lupion. โEsse governo jรก criou 25 novos tributos. Porรฉm a gente nรฃo vรช nada de corte de gastos, saneamento das contas pรบblicas. Eles adotam como soluรงรฃo a cobranรงa de impostos de quem produz, de quem tem a responsabilidade de tocar a mรกquina do Brasilโ, reforรงou.
Tambรฉm recebendo o Encontro Regional de Lรญderes Rurais pela primeira vez, Tapejara reuniu 153 participantes, vinculados a 11 sindicatos rurais da regiรฃo. As mulheres foram maioria, respondendo por 55% do pรบblico.ย Em Campo Mourรฃo, no Centro-Oriental do Paranรก, o evento contou com a presenรงa de 263 pessoas, com destaque para a participaรงรฃo feminina: 72% do pรบblico correspondiam a mulheres. Na ocasiรฃo, 15 sindicatos rurais estiveram representados.
Dinรขmicas
Em cada cidade, apรณs as falas de abertura do evento, produtoras e produtores rurais participaram de uma dinรขmica com um jogo de dominรณ. As peรงas trazem as atuaรงรตes e conquistas realizadas por meio do Sistema FAEP e dos sindicatos rurais. Desta forma, os participantes podem conhecer ainda mais as aรงรตes em defesa do setor agropecuรกrio paranaense.
โNรณs temos uma forรงa muito grande, uma lideranรงa muito grande, e precisamos usar isso em nosso propรณsito. As nossas conquistas nos รบltimos anos mostram que estamos no caminho certoโ, apontou o presidente interino do Sistema FAEP.
Uma destas conquistas mencionadas por Meneguette รฉ oย Centro de Excelรชncia em Leite, complexo educacional especializado nesta cadeia produtiva, que serรก construรญdo em Castro, nos Campos Gerais.
A futura instalaรงรฃo vai oferecer cursos de nรญvel tรฉcnico-profissionalizante e especializaรงรตes gratuitos e reconhecidos pelo Ministรฉrio da Educaรงรฃo (MEC). O Paranรก foi escolhido pelo protagonismo no leite e a atuaรงรฃo do Sistema FAEP em Brasรญlia. O Centro de Excelรชncia deve comeรงar a funcionar em 2027.
Outra aรงรฃo de protagonismo envolve oย Prรชmio Queijos do Paranรก. Atรฉ entรฃo, o Estado nunca havia sido reconhecido como um produtor de queijo, pois os produtos precisavam de uma vitrine. O concurso transformou os queijos paranaenses em protagonistas no cenรกrio nacional e atรฉ mesmo internacional.ย Exemplo disso รฉ a segunda ediรงรฃo do prรชmio que registrou 477 queijos concorrentes, vindos de 76 municรญpios de todas as regiรตes do Estado.
Palestra
Para encerrar o encontro, os participantes assistiram a uma palestra com Leo Montesanto, empreendedor rural reconhecido internacionalmente pela produรงรฃo de cafรฉs especiais. Fundador e CEO daย Coffee++, ele รฉ conhecido como โO cafequizadorโ, por ter o cafรฉ como uma religiรฃo. Filho e neto de empreendedores ligados ao cafรฉ, ele falou sobre a trajetรณria de sua famรญlia, que se intensificou quando seu avรด assumiu a empresa Cafรฉ Trรชs Coraรงรตes atรฉ os dias de hoje.
โO meu avรด assumiu, aos 53 anos, o comando do Cafรฉ Trรชs Coraรงรตes. Para quem pensa que รฉ tarde para comeรงar, o meu avรด รฉ exemplo de que nรฃo tem idade para realizar um sonhoโ, disse. โMas desde o inรญcio, meu avรด e meu pai tiveram a preocupaรงรฃo de preparar a sucessรฃo. Isso รฉ fundamental para a continuidade dos negรณcios no meio ruralโ, salientou Montesanto.
No inรญcio de sua carreira, Montesanto nรฃo queria trabalhar com cafรฉ. Aos 16 anos, seu primeiro negรณcio foi um lava-jato. Aos 19 anos, faliu pela primeira vez, como transportador de sucos. Depois de anos, a paixรฃo pelo cafรฉ, iniciada por intermรฉdio de sua famรญlia, falou mais alto. Ele comeรงou a trabalhar transportando os grรฃos e, em 2015, comeรงou a atuar diretamente na produรงรฃo, focado em produtos de qualidade. Seu esforรงo teve reconhecimento: ganhou o prรชmio de melhor cafรฉ do mundo. Depois da premiaรงรฃo, ele fundou aย Coffee++, com o objetivo de democratizar o acesso aos cafรฉs especiais.
โQuando eu ganhei o prรชmio, eu disse: โEu nรฃo era produtor de cafรฉ, eu era um empresรกrio que tem fazenda de cafรฉ. Imagina o quanto vocรช, que รฉ produtor, que colhe e que planta, pode fazer melhor do que euโ. Essa รฉ a essรชnciaโ, concluiu.
Confira as datas e as cidades que vรฃo receber o evento em julho
Marechal Cรขndido Rondon |
01/07 |
Pato Branco |
02/07 |
Guarapuava |
03/07 |
Prudentรณpolis |
08/07 |
Tibagi |
09/07 |
Araucรกria |
10/07 |
(Com FAEP)