Com risco de inundação Defesa Civil fecha comportas de barragens

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fotos: Barragem de Taió – Léo Munhoz/Secom GOVSC

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPSC), por meio da Equipe de Monitoramento Hidrológico, autorizou o fechamento total das comportas das barragens Oeste, em Taió, e Sul, em Ituporanga. A medida segue os critérios técnicos definidos no Manual de Operação e tem como objetivo reduzir o nível dos rios frente à previsão de chuvas volumosas neste fim de semana.

A medida preventiva foi adotada diante da previsão de um novo episódio de chuvas que começa na madrugada deste sábado, 28, e se estende no decorrer da manhã. No domingo são esperadas mais chuvas, mas com menor intensidade. A expectativa é de acumulados em torno de 30 a 40mm.

Em Rio do Sul, por exemplo, o Rio Itajaí-Açu atingiu a marca de 5,85 metros durante a madrugada e, mesmo com leve recuo, continua acima da cota de alerta, registrando 5,63 metros nesta tarde. Com o fechamento das comportas, a SPSC pretende aumentar a capacidade das calhas dos rios para receber as novas precipitações e, assim, reduzir o risco de inundações.

De acordo com o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, a operação está dentro do planejamento da pasta. “Seguindo os protocolos da Secretaria, autorizamos o fechamento das barragens de Taió e Ituporanga. A barragem Norte, em José Boiteux, está com uma comporta fechada e, até o momento, não há necessidade do fechamento da segunda. No entanto, continuaremos acompanhando e monitorando a situação. O fechamento das barragens faz parte do nosso protocolo para que possamos proteger e minimizar os impactos dessas chuvas, especialmente no Alto Vale e no Médio Vale do Itajaí”, explica Hildebrandt.

O gerente de Monitoramento e Alerta da secretaria, Frederico Rudorff, reforçou a importância da medida neste momento de atenção. “Estamos trabalhando de forma técnica e preventiva. Com o fechamento das comportas, conseguimos aliviar a pressão sobre os rios e trazer mais segurança para a população. O cenário ainda exige atenção, mas essa operação é fundamental para garantir uma resposta adequada diante da previsão de mais chuvas”, pontuou o gerente.

A população deve seguir atenta aos avisos meteorológicos e boletins oficiais. A Proteção e Defesa Civil reforça que segue monitorando a situação em tempo real e que novas ações poderão ser adotadas, conforme a evolução do cenário.

(Da Assessoria SC)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas