foto: agricultura.rs

Plano de comunicação para controle da mosca da bicheira é elaborado

Emanuely
Emanuely
foto: agricultura.rs

Elaborar um plano de comunicação para controle da mosca da bicheira (Cochliomyia hominivorax) de toda a América do Sul. Essa foi a finalidade do “Workshop sobre informação pública e divulgação de novos programas de prevenção, erradicação e vigilância da mosca da bicheira”, que ocorreu na última semana em Viena, Áustria.

A médica veterinária e coordenadora do Serviço de Doenças Parasitárias da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Nathalia Bidone, representou o Brasil, junto com uma jornalista da Embrapa Gado de Corte.

Segundo Nathalia, o seminário foi organizado pela International Atomic Energy Agency, ou Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que é a responsável pela tecnologia de produção de insetos estéreis utilizados no processo de erradicação da mosca, também conhecida como varejeira. “Alguns países das Américas já são livres dessa praga. O Uruguai vai iniciar em breve o plano de erradicação no país, que engloba alguns quilômetros para dentro da linha de fronteira com o Brasil (incluindo o Rio Grande do Sul), então temos que estar atentos ao funcionamento do programa lá”, explica.

workshop em Viena3
Foto: Divulgação/Seapi

Nathalia conta que houve troca de informações sobre a situação da enfermidade causada pelo inseto (conhecida como bicheira ou milíase) em outros países e foi elaborado um plano de comunicação por país com produção de materiais gráficos de vigilância e educação sanitária sobre o tema. “Esse assunto já vem sendo acompanhado pela Seapi e pelo Ministério da Agricultura e Pecuária há mais de 10 anos, com participação em reuniões e eventos no país e no exterior”.

Estiveram presentes representantes de países da América do Sul como Paraguai, Bolívia, Equador, Chile, Uruguai, Peru; e da América Central como Panamá e República Dominicana; além da AIEA.

Sobre a mosca da bicheira

WhatsApp Image 2023 07 31 at 14 21 48
Mosca da bicheira ou varejeira.

A mosca da bicheira (Cochliomyia hominivorax), também conhecida como mosca varejeira, causa uma enfermidade parasitária, chamada milíase, nos animais de sangue quente, incluindo, além de animais de produção, animais silvestres, pets e seres humanos. As larvas da mosca infestam a parte mais profunda dos tecidos como pele e cavidades oral, ocular, nasal, genital e outras.

Provoca lesões graves, com possível perda da função do local parasitado e até morte, especialmente de animais recém-nascidos, através da infestação do umbigo. Causa perdas econômicas milionárias nos países. A forma de prevenção é evitar que os animais tenham feridas; cuidar com procedimentos cirúrgicos, de castração , descorna, descola de cordeiros, por exemplo. Também ficar atento a locais pontiagudos em cercas e instalações de manejo. Quando tiverem alguma ferida, é necessário tratar imediatamente. Desta forma ainda se auxilia na diminuição da população de moscas em nível local e regional.

(Com agricultura.rs)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas