Carga com sementes de grão-de-bico será lançada de foguete

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Pixabay

Mais uma vez, a Rede Space Farming Brazil foi convidada para enviar amostras de sementes de grão-de-bico em um foguete. A equipe de foguetemodelismo UFABC Rocket Design, que está participando de uma competição internacional em Midland, no Texas (EUA), até dia 14 de junho, fez o convite. O grupo, que projeta, constrói e lança foguetes, é vinculado à Universidade Federal do ABC (UFABC).

Os foguetes participantes da Competição Internacional de Engenharia de Foguetes (International Rocket Engineering Competition – IREC) devem transportar nesta edição de 2025 uma carga útil mínima de aproximadamente um quilo.

Os estudantes brasileiros da UFABC Rocket Design vão enviar as sementes de grão-de-bico em cooperação com a Rede Space Farming Brazil.

De acordo com a pesquisadora Alessandra Fávero, da Embrapa, coordenadora da Rede, a articulação da parceria ocorreu durante a feira Space BR Show, em 2024, entre a Embrapa, Agência Espacial Brasileira (AEB) e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), que representavam a Rede na oportunidade. “A Space Farming Brazil tem também a missão de aproximar os alunos de ensino fundamental, médio e superior dos pesquisadores em agricultura espacial no Brasil e no exterior. Assim, incentivamos as novas gerações a acreditarem no potencial da pesquisa brasileira em benefício da sociedade”, destaca Alessandra.

Segundo João Henrique Cardozo, coordenador de Sistemas Embarcados da equipe, o foguete desenvolvido tem cerca de três metros de altura, motor de combustível sólido e foi programado para subir até três quilômetros de altitude com a carga.

Os lançamentos iniciam a partir desta quarta-feira (11) e vão até sábado (14), ao meio-dia. Cardozo explica que os lançamentos funcionam por ordem de chegada. “Chegamos ao local, montamos tudo e passamos por juízes que vão aprovar ou não o lançamento. Se for aprovado, entramos na fila para lançar”, conta o estudante.

Segundo voo

As sementes de grão-de-bico embarcadas no foguete são da cultivar BRS Aleppo, desenvolvida no âmbito do programa de melhoramento genético da Embrapa. Esse é o segundo lançamento em foguete da cultivar brasileira.

Há menos de dois meses, em 14 de abril, amostras do grão-de-bico BRS Aleppo participaram de um experimento conduzido a bordo do voo suborbital NS-31, da empresa Blue Origin, que durou 10 minutos e 21 segundos e ultrapassou a Linha de Kármán, situada a 100 quilômetros de altitude, no limite entre a atmosfera da Terra e o espaço sideral.

O grão-de-bico é uma leguminosa reconhecida pelo alto teor de proteínas, e a cultivar BRS Aleppo destaca-se por sua dupla aptidão de consumo que pode ser tanto como o grão seco quanto em conserva. A escolha desse material para as pesquisas com agricultura espacial se deve às vantagens nutricionais, mas também à alta adaptabilidade do cultivo diante de condições adversas.

Os pesquisadores acreditam que a exposição das sementes de grão-de-bico às condições espaciais pode contribuir para ampliar a variabilidade genética da espécie e, com isso, facilitar o desenvolvimento de plantas mais produtivas, precoces e resistentes, características interessantes para a agricultura praticada no espaço e também no planeta Terra.

Sobre a competição 

A Competição Internacional de Engenharia de Foguetes (IREC) é organizada pela Experimental Sounding Rocket Association (ESRA) e reúne equipes de estudantes de foguetes do mundo todo. Com uma carga útil mínima de 997 gramas e altitudes-alvo de 3.000, 9.000 ou 13.770 metros acima do nível do solo, os foguetes participantes geralmente têm de 2,4 a 6 metros de comprimento e de 10 a 20 cm de diâmetro. Foguetes multiestágio e todos os tipos de propulsão química (sólida, líquida e híbrida) são permitidos.

(Gisele Rosso, Embrapa)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias