Outono se revela com frio de 3°C e ventos de 60 km/h

Uma massa de ar frio começou a ingressar no Sul do Brasil e derrubou a temperatura no Rio Grande do Sul nas últimas horas com marcas de um dígito – abaixo de 10ºC – em diversas regiões gaúchas no começo desta sexta-feira.
Estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia registraram entre o final da madrugada e o começo da manhã marcas de 6,8ºC em Livramento; 7,0ºC em Canguçu; 7,4ºC em Quaraí; 7,5ºC em Caçapava do Sul e Bagé; 7,6ºC em Santiago e Cambará do Sul; e 7,7ºC em Dom Pedrito. As estações do órgão federal apontaram ainda até às 9h da manhã 8,0ºC em Canela e Encruzilhada do Sul; 8,4ºC em Alegrete; 8,6ºC em São Gabriel; 8,7ºC em São Vicente do Sul; 8,9ºC em Tupanciretã; 9,1ºC em Jaguarão; e 9,2ºC no Chuí e Santa Maria.
Já estações automáticas particulares e da Secretaria da Agricultura indicaram 3,8ºC em Pinheiro Machado; 5,4ºC em Bagé; 6,4ºC em Quaraí; 6,8ºC em Hulha Negra; 6,9ºC em Pedras Altas; 7,1ºC em Piratini; 7,2ºC em Candiota, Uruguaiana e Rolante; 7,6ºC em Rosário do Sul; 7,7ºC em São Martinho da Serra, Jaguari e Barra do Quaraí; e 7,9ºC em Vila Nova do Sul. Embora as temperaturas já baixas hoje cedo, em várias cidades as mínimas do dia vão se dar à noite. Será o caso das cidades nas áreas de maior altitude da Metade Norte, onde no final desta sexta haverá pontos com marcas ao redor de 5ºC.
O ingresso da massa de ar frio, como era indicado na previsão da MetSul Meteorologia, se deu com rajadas de vento em várias cidades no final da quinta-feira e no começo desta sexta-feira. Estações do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram rajadas de 61 km/h na Barra do Chuí e 57 km/h. Em Porto Alegre, estação às margens do Guaíba apontou vento de 62 km/h na madrugada na zona Sul da cidade.
(Por Metsul)