Comissão Estadual de Mulheres da FAEP fortalece a mobilização e o diálogo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Na primeira quinzena de março, a Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF) percorreu 10 municípios do Paraná, promovendo reuniões com comissões locais, visitando sindicatos rurais e participando de eventos. A iniciativa fortalece o diálogo entre os grupos nos municípios, as entidades e a coordenação da CEMF, garantindo respostas ágeis e alinhadas às demandas do setor. A agenda contou com a participação da coordenadora estadual da CEMF, Lisiane Rocha Czech, e da coordenadora técnica, Kelli Cardoso.

Em Araruna, Goioerê, Nova Cantu e Campina da Lagoa, as coordenadoras participaram de eventos das comissões de mulheres, abordando temas como Patrulha Rural Comunitária, saúde da mulher e defesa pessoal, reunindo mais de 450 participantes. Já nos demais municípios (Guamiranga, Campo Mourão, Engenheiro Beltrão, Barbosa Ferraz, Mamborê e Pitanga) foram realizadas reuniões com a diretoria dos sindicatos rurais e a coordenação das comissões, com foco no plano de trabalho anual, regimento interno e Projeto Sindicato Protagonista, lançado no ano passado.

Força feminina acelera poder de mobilização do Sistema FAEP

“Esses encontros fortalecem o vínculo com as comissões locais e permitem a solução ágil de diversas demandas, por meio de orientações técnicas e estratégicas voltadas ao desenvolvi18 mento de cada grupo. Além disso, mantêm um canal de diálogo aberto entre a coordenação estadual e as comissões locais, fortalecendo as mulheres dentro dos sindicatos rurais e dos municípios”, destaca a coordenadora da CEMF, Lisiane Czech.

Segundo a coordenadora técnica, Kelli Cardoso, as reuniões são fundamentais para orientar a condução do plano de sustentabilidade das comissões locais, desenvolvido em parceria com os sindicatos rurais dentro do Projeto Sindicato Protagonista.

“Esses encontros permitem que as comissões conheçam boas práticas de outras regiões e recebam orientações técnicas personalizadas, ampliando sua atuação e garantindo maior autonomia para desenvolver ações estratégicas nos municípios”, complementa.

As rodadas de encontros vão continuar ao longo do ano em diferentes regiões, conforme as necessidades identificadas pela comissão estadual de mulheres. A expectativa é realizar uma rodada a cada dois meses.

“As comissões de mulheres são fundamentais para o fortalecimento dos sindicatos rurais, pois ampliam a representatividade, trazem novas perspectivas e contribuem ativamente para o desenvolvimento do setor agropecuário”, ressalta Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP.

(Com FAEP)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas