Foto: Aliny Melo

Embrapa debate ações para fortalecer participação das mulheres rurais na produção de alimentos

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Aliny Melo

Com a participação de mais de 100 pessoas, principalmente mulheres agricultoras, foi realizado nesta semana, o I Workshop de Mulheres Rurais em Rorainópolis (RR), evento que contou com mais de 40 atividades voltadas para disponibilizar conhecimentos para fortalecer e ampliar a participação das mulheres em diversas fases da produção de alimentos, visando contribuir para o empoderamento das mulheres no campo, o fortalecimento da agricultura familiar e a segurança alimentar no estado de Roraima.

I Workshop de Mulheres Rurais é uma realização da Embrapa Roraima, em parceria com Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Federação da Agricultura e Pecuária de Roraima (FAERR) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

 

A programação foi diversificada com 12 palestras, 18 oficinas, três reuniões técnicas, entre outras ações que foram distribuídas ao longo dos dias 29 e 30 de novembro, no campus da Universidade Estadual de Roraima (UERR) em Rorainópolis (RR).

Além de conteúdos técnicos sobre boas práticas e soluções tecnológicas para fortalecer a participação das mulheres na produção de alimentos, também estão sendo discutidas ações para ampliar o acesso à políticas públicas e garantia de direitos. O primeiro dia do workshop contou com palestra da coordenadora de Organização Socioprodutiva de Mulheres Rurais, da Subsecretaria de Mulheres Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrícia Mourão, que expôs sobre políticas públicas voltadas para promover a autonomia econômica de mulheres rurais como o Programa de Quintais Produtivos; e Bem viver e Cidadania das Mulheres Rurais, lançados em 2023 e também o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural.

Na programação de palestras do dia 29, foram abordados os seguintes temas: Alimentos Biofortificados; Melhoramento Genético de Batata-doce: potencial de uso e sustentabilidade; Manejo Integrado de Nutrientes na Produção de Hortaliças ; Cultivo Protegido de Hortaliças. Ao final das palestras,  ocorrem simultaneamente as seguintes Oficinas:  Sisteminha Embrapa: conceitos gerais e experiências na criação do tambaqui e a matrinxã ; Criação alternativa de galinhas caipiras e construção de galinheiro ; Informações técnicas para o cultivo de Melancia consorciada com mandioca em Roraima; Implantação de horta agroecológica de quintal ; Cultivo do tomate em estufa a plantas enxertadas ; Técnicas de implantação de minhocário; Cooperativista: Ferramenta para o desenvolvimento e organização produtiva; Como produzir Biochar para uso na agricultura familiar ; Oficina sobre Direitos Humanos das mulheres: legislação e informes sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Boas práticas para castanhas e óleos do extrativismo sustentável.

O Workshop contou com participantes vindos das áreas rurais dos municípios de Boa Vista, Normandia e Rorainópolis. Participaram mulheres da agricultura familiar e indígena, produtores rurais, representantes de organizações sociais e cooperativas, técnicos de extensão rural e de instituições de apoio técnico ao setor primário. Para a presidente da Associação de Mulheres Rurais de Normandia, Alexandra Cavalcanti, que veio em caravana de seu município a mais de 400km, para participar do evento, vir ao evento foi de grande proveito. “Hoje é gratificante a gente se deslocar mais de oito horas e chegar aqui e ter esse vasto conhecimento pra nós, fica aqui nossos agradecimentos à Embrapa e as instituições que tiveram junto nesse grande evento”. Para a representante do sistemaOCB/FAERR/Senar, Juscelia Rodrigues, a importância de participação neste evento “é demonstrar o protagonismo das mulheres”, e que juntas podem fazer muito mais, na sociedade e no sistema agropecuário. O representante do Sebrae Roraima, Ricardo  Belém, destacou que as mulheres tem iniciativa no empreendedorismo dentro das propriedades rurais e por isso a entidade vem desenvolvendo, ao longo dos anos.

Participam como palestrantes pesquisadores e analistas de oito unidades da Embrapa, como Agroindústria de Alimentos (RJ), Acre (AC), Amazônia Ocidental (AM), Amazônia Oriental (PA), Agrossilvipastoril (MT), Hortaliças (DF), Instrumentação (SP), além da equipe da Embrapa Roraima.

A coordenadora do I Workshop de Mulheres Rurais , pesquisadora e chefe-adjunta de Tranferência de Tecnologia da Embrapa Roraima, Hyana Lima-Primo, ressalta que o evento é uma estratégia para fortalecer e consolidar o papel da mulher na produção de alimentos e na soberania e segurança alimentar no estado de Roraima. “Este workshop busca criar um espaço para a troca de conhecimentos, experiências e o estímulo à participação ativa das mulheres na agricultura”, afirma. O “I Workshop de Mulheres Rurais” é uma iniciativa do Projeto Mulheres Rurais, idealizado pela Embrapa Roraima por meio do projeto de Transferência de Tecnologia, financiado com recursos de emenda parlamentar (37630002/2023), por indicação da ex-Deputada Federal Sheridan Oliveira (PSDB-RR). O projeto vem recebendo apoio desde 2020, com o lançamento do Selo “Produzido por Mulheres Rurais”.

(Com Embrapa)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas