Semana tórrida será um das mais quentes já registradas em março

A semana que se inicia será uma das mais quentes já registradas no mês de março, de acordo com a análise da MetSul Meteorologia, com o prosseguimento de uma onda de calor que deve ganhar força nos próximos dias.
Uma bolha de calor vai estar nesta semana nas latitudes médias da América do Sul com os maiores desvios de temperatura em relação à média histórica entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul.
O prognóstico indica que todos os dias desta semana no Rio Grande do Sul terão temperaturas máximas ou próximas ou acima dos 40ºC no estado com incessante sequência de tardes de temperaturas muito acima da média desta época do ano.
De hoje até sábado, o Rio Grande do Sul vai ter cidades em que as temperaturas durante a tarde devem se situar entre 5ºC e 10ºC acima da climatologia histórica de março, cujas máximas médias giram em torno de 28ºC a 30ºC na maioria das cidades. Fazer calor em março é absolutamente normal e ocorre todos os anos, mas uma semana inteira com máximas perto ou superiores a 40ºC no Rio Grande do Sul é absolutamente incomum para o mês.
DEMAIS ESTADOS DO SUL TAMBÉM TERÃO CALOR INTENSO
Santa Catarina e o Paraná também não escaparão de uma semana de calor intenso e até extremo em algumas localidades, embora sem máximas tão extremas como no Rio Grande do Sul.
Assim como no estado gaúcho, todos os dias serão de temperatura muito alta e acima de 35ºC em diversas localidades.
Em Santa Catarina, as regiões mais quentes nesta semana serão o Oeste e o Sul com todos os dias apresentando máximas próximas ou superiores a 35ºC, embora faça calor também na Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí.
Já no Paraná, os municípios do Sudoeste, Oeste, Noroeste e o Norte do estado tendem a registrar as temperaturas máximas mais altas, rotineiramente ao redor e acima de 35ºC com máximas em alguns pontos de 37ºC a 38ºC.
O calor não dá trégua durante toda a semana também nos estados do Sudeste do Brasil, apesar de não serem previstas máximas tão excessivamente altas como as observadas em vários momentos de fevereiro.
Na cidade de São Paulo, onde a máxima média histórica de março é de 28,0ºC, todos os dias desta semana devem ter máximas à tarde acima deste valor com previsão de máximas de 29ºC a 32ºC.
Portanto, o calor será persistente, mas não muito longe dos padrões de março. Já no interior paulista, o calor será mais intenso com máximas de 35ºC a 38ºC em várias cidades, e será persistente ao longo da semana.
No Rio de Janeiro, o mesmo cenário. A semana inteira terá máximas entre 35ºC e 37ºC com marcas em alguns dias possivelmente superiores, mas as altas temperaturas não darão trégua.
O padrão de chuva escassa, que foge ao comum, vai continuar e proporciona que o calor seja persistente com muitos e muitos dias seguidos de temperatura acima a muito acima da climatologia histórica no Sudeste do Brasil.