O calor extremo “deu um tempo” no Sul?

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Uma nova massa de ar frio vai chegar ao Rio Grande do Sul e vai manter a sequência de dias de temperatura agradável na maior parte das cidades gaúchas com mínimas baixas em algumas regiões no final desta semana.

Esta será a segunda incursão de ar frio desta semana, depois da queda do bloqueio atmosférico no último domingo que manteve a temperatura muito acima da média por um longo período com uma onda de calor de duas semanas.

Soja: Clima afeta lavouras gaúchas

O ar mais frio começa a ingressar no território gaúcho a partir do Oeste e do Sul nesta quinta-feira e vai tomar conta do estado até o começo da sexta-feira com um novo declínio da temperatura.

A massa de ar com temperatura mais baixa virá na retaguarda de uma frente fria e será impulsionada por uma baixa pressão na costa gaúcha que depois dará origem a um ciclone na sexta, longe do litoral.

Em Santa Catarina  volta a ocorrer chuva intensa no leste do Estado, com totais mais elevados no Litoral e Baixo Vale do Itajaí, com acumulado de 50 a 100 mm e pontuais em torno de 150mm. Risco moderado a alto de alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

Uma frente fria avança pelo mar, na altura do Sul do Brasil, situação que contribui para manter as taxas de instabilidade elevadas nas diversas regiões paranaenses. Condições seguem favoráveis à formação de nuvens de chuva, o que pode resultar em temporais a partir da tarde. As temperaturas ficam mais elevadas no oeste, noroeste e no norte, ficando próximas dos 30°C.

A quinta-feira, segue sem mudanças nas condições do tempo, ou seja, a instabilidade atmosférica segue predominando sobre o Paraná. Pancadas de chuvas ocorrem a qualquer hora do dia, porém, em alguns momentos as pancadas deverão ser com intensidades mais fortes e acompanhadas de descargas elétricas, principalmente entre o oeste e noroeste, onde as temperaturas seguem em elevação.

ASSISTA AQUI A PREVISÃO DO TEMPO

(Com METSUL, Simepar e Ronaldo Coutinho)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos, como o Jornal A Cidade e o Jornal do Oeste. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. De 2010 a 2020, foi repórter da Catve, afiliada da TV Cultura em Cascavel-PR. Desde 2021, é jornalista da Tarobá, em Cascavel, onde atualmente exerce as funções de coordenadora de reportagem e apresentadora. Em 2023, integrou a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Notícias Relacionadas