Falcão-peregrino percorre 7.300 quilômetros e é resgatado em Nova Santa Rosa

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Reprodução

Na última terça-feira (11), o engenheiro agrônomo Marcelo Leonhardt encontrou um falcão-peregrino com uma asa quebrada em seu sítio, localizado na Sanga Xerê, Nova Santa Rosa, Paraná. A ave, que chamava atenção por portar uma anilha na pata, foi rapidamente resgatada por Marcelo e encaminhada a cuidados veterinários após uma série de ligações.

Marcelo conseguiu o apoio do veterinário Anderson Ademar Wallow e do técnico agrícola Kléber Adriano Ribeiro, servidores da Prefeitura de Nova Santa Rosa e membros de um grupo do WhatsApp do Instituto Água e Terra (IAT). O animal foi levado à Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Palotina, onde recebeu atendimento médico especializado.

Homem é pego desmatando 38 hectares de mata nativa no Paraná

A identificação da anilha revelou uma jornada impressionante: o falcão havia sido marcado ainda filhote em Maryland, nos Estados Unidos, e percorreu cerca de 7.300 quilômetros até sua captura no Brasil. A espécie, conhecida por ser a ave mais rápida do mundo, pode atingir velocidades de até 320 km/h em mergulho.

De acordo com o professor Anderson Luiz de Carvalho, do curso de Medicina Veterinária da UFPR, o falcão passou por cirurgia e está em recuperação. Há esperanças de que ele possa retornar aos Estados Unidos no próximo período migratório ou no ano seguinte, caso sua recuperação demore mais.

O falcão-peregrino é uma espécie amplamente distribuída, encontrada em todos os continentes, exceto na Antártida. Este caso, além de destacar a impressionante capacidade migratória da ave, reforça a importância da colaboração entre comunidade, especialistas e instituições para a preservação da vida silvestre.

(Com Portal Palotina)

 

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas