Custos de produção têm alta significativa

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Imagem: CNA

O início de 2025 trouxe uma alta considerável para os custos do produtor gaúcho, segundo o relatório divulgado pelo Equipe Econômica da Farsul nesta quarta-feira (12/3). O Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) apresentou uma elevação de 2,55% em janeiro, na comparação com dezembro de 2024. Apesar da média da taxa de câmbio no período ter apresentado queda, houve menor oferta de fertilizantes no mercado global, o que puxou para cima os custos de produção.

No acumulado dos últimos 12 meses, o IICP apresenta uma inflação de 5,0301%. Esse resultado é influenciado não só por essa alta de janeiro de 2025, mas também pelas ocorridas entre maio e agosto de 2024.

Falta de infraestrutura adequada causa perda de 15% da safra

Além do aumento nos custos, o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) está em deflação. Em janeiro de 2025, o produtor recebeu 0,35% a menos na comparação com dezembro. Isso, somado á queda expressiva de 3% no final de 2024, aponta para um cenário de desaceleração nos preços.

No acumulado em 12 meses, o IIPR apresentou queda de 2,38%. O resultado foi especialmente reflexo da retração de 22% do preço do arroz entre janeiro de 2025 frente ao mesmo mês do ano anterior. Apesar da queda no IIPR, os preços dos alimentos ao consumidor final continuam acumulando inflação, o que reforça mais uma vez que as recentes altas do IPCA Alimentos refletem outros processos inflacionários no decorrer da cadeia que não o preço recebido pelo produtor.

(Com CNA)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias