Café: Apesar de queda em fevereiro, exportações são recordes para período

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Faep

Apesar de caírem em fevereiro, as exportações brasileiras de café somam 33,45 milhões de sacas na parcial da atual safra (de julho/24 a fevereiro/25), um recorde para esse intervalo, considerando-se a série histórica do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil).

Pesquisadores do Cepea destacam que, desde o início, a temporada 2024/25 tem sido marcada por elevados volumes embarcados.

Estado lidera crescimento na produção de frangos e suínos

Naquele período, legislação da União Europeia sobre a importação de produtos livres de desmatamento acabou antecipando grande parte dos embarques do grão – esse movimento ocorreu antes do anúncio de adiamento da regulamentação da União Europeia.

O Centro de Pesquisas ressalta que, caso a legislação entrasse, de fato, em vigor em 2025, os embarques brasileiros de café poderiam ser limitados.

Para os próximos meses, as exportações devem seguir enfraquecidas, devido à baixa quantidade de grãos da safra 2024/25 ainda disponível para negociação e ao período de entressafra.

ARROZ: Pressionada pelo atacado, matéria-prima tem novas quedas de preços

O mercado de arroz em casca no Rio Grande do Sul continua apresentando baixa liquidez, conforme apontam levantamentos do Cepea.

Apesar de uma leve melhora nos volumes beneficiados na semana passada, unidades de beneficiamento relataram quedas acentuadas nos preços do fardo.

A oferta de venda aumentou, refletindo a necessidade de capitalização para cobrir os custos da colheita.

Como resultado, pesquisas do Cepea mostram que as cotações da matéria-prima também caíram significativamente, especialmente nas negociações “a retirar”, devido ao encarecimento do frete com a alta recente do diesel.

No balanço da primeira metade de março, o Indicador do arroz em casca CEPEA/IRGA-RS (58% grãos inteiros, com pagamento à vista) acumulou baixa de 7,2%, encerrando a R$ 83,42/saca de 50 kg no dia 14, o menor patamar desde julho/23.

(Com Cepea)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas