Acredite! Frente fria derruba temperaturas no Sul do Brasil
O tão esperado alívio da onda de calor chegou e, como previsto, foi enorme. Com a chegada de uma frente fria e o ingresso de uma massa de ar mais frio, a temperatura despencou no estado do Rio Grande do Sul.
Segundo a Metsul Meteorologia, m algumas cidades, a temperatura no meio da tarde deste domingo era até 17ºC menor que no mesmo horário na tarde de sábado.
Em Porto Alegre, a temperatura na estação meteorológica do bairro Jardim Botânico era de 35,5ºC às 18h de ontem e de 21,0ºC hoje no mesmo horário, uma queda de 14,5ºC em 24 hora.
Na região metropolitana, em Campo Bom, a estação meteorológica registrava 37,8ºC às 15h do sábado e na mesma hora neste domingo a temperatura era de 21,3ºC, declínio de 16,5ºC.
Gaúchos sentirão mais a mudança
Na Serra, Canela anotava 29,6ºC às 15h do sábado e 16,3ºC hoje no mesmo horário, uma variação de 13,3ºC em 24 horas. Também na Serra Gaúcha, a estação meteorológica de Bento Gonçalves marcava 31,9ºC no meio da tarde do sábado e hoje 18,2ºC no mesmo horário, queda de temperatura de 13,7ºC.
Nos Campos de Cima da Serra, Cambará do Sul tinha uma temperatura de 28,2ºC às 15h do sábado e hoje no mesmo horário anotava 17,8ºC, variação de 10,4ºC. No Vale do Taquari, a cidade de Teutônia marcava às 17h do sábado temperatura de 37,4ºC e neste domingo na mesma hora fazia 20,6ºC, uma queda de 16,8ºC. Já no Vale do Rio Pardo, a estação oficial da cidade marcava 36,7ºC às 15h do sábado e 19,6ºC às 15h de hoje, uma variação de 17,1ºC em apenas 24 horas.
No Centro gaúcho, Santa Maria anotou temperaturas às 15h do sábado de 36,8ºC e neste domingo fazia no mesmo horário 20,7ºC, uma queda de temperatura de 16,1ºC em 24 horas.
Na Fronteira Oeste, São Borja apresentou temperatura de 37,9ºC às 15h do sábado e neste domingo fazia na mesma hora 23,9ºC, uma queda em 24 horas de 14ºC. No Noroeste, Palmeira das Missões estava com 34,0ºC às 15h do sábado e hoje 19,4ºC na mesma hora, um declínio de 14,6ºC. No Norte do estado, no Planalto Médio, Passo Fundo registrou temperatura de 33,1ºC às 15h de sábado e às 15h deste domingo anotava 20,2ºC, variação de 12,9ºC a menos.
PRIMEIRA ONDA DE AR FRIO
Nesta segunda à tarde, as máximas devem ser mais altas que as de hoje no Rio Grande do Sul devido à presença do sol, mas a massa de ar mais ameno vai manter as marcas agradáveis nos termômetros na maioria das localidades.
SEGUNDA INCURSÃO DE AR FRIO NA METADE DA SEMANA
Uma segunda incursão de ar frio é indicada pelos modelos numéricos para o Rio Grande do Sul no meio desta semana, devendo chegar entre a quarta e a quinta com nova queda da temperatura.
Como consequência, a tarde de quarta-feira deve ser de marcas menores na maior parte do território gaúcho, em regra entre 25ºC e 28ºC na maioria das cidades, mas que não devem passar de 25ºC em diferentes pontos do Sul do estado. O começo da quinta-feira deve ser ameno na maior parte do Rio Grande do Sul. No Sul e na Campanha, diversos municípios devem ter de 10ºC a 13ºC e possivelmente haverá localidades com marcas de 8ºC a 10ºC, especialmente na fronteira com o Uruguai e na Serra do Sudeste.
Esta segunda incursão de ar frio da semana é que trará as noites mais amenas para Porto Alegre e região metropolitana com mínimas de 16ºC a 18ºC na sexta e no sábado. O mesmo deve ocorrer na Serra, que deve ter na quinta, na sexta e no sábado as menores mínimas da semana, com marcas ao redor e abaixo de 10ºC nos Aparados.
Clique aqui e assista a previsão do tempo para a semana para o Brasil
RECORDE-SE QUE ESTAMOS EM MARÇO
O outono climatológico (trimestre de março a abril) já está em andamento, entretanto pelo critério astronômico ainda é verão, com o começo do outono pelo equinócio só em 20 de março. Em se tratando de março e ainda da primeira quinzena do mês, por óbvio, incursões de ar frio não produzirão os mesmos efeitos de massas de ar mais frio que chegam durante os meses do inverno. Por isso, incursões de ar frio nesta época do ano têm como efeito muito mais garantir alívio do calor com dias mais agradáveis, sem provocar frio durante o dia.
As mínimas caem e noites podem ser até frias, mas apenas em parte do Rio Grande do Sul, como no Sul e na Serra. Além disso, estas incursões de ar frio de março têm efeito mais limitado em abrangência e duração. Costumam afetar mais o Sul e Leste do Rio Grande do Sul com temperaturas menores e tendem a ser de curta duração. Por isso, a tendência é o calor retornar para parte do estado no próximo fim de semana e no começo da semana que vem.
Com Metsul