24 cidades tiveram o fevereiro mais quente, diz Simepar

O Paranรก esteve muito quente em fevereiro. Durante todo o mรชs, em todas as regiรตes do Estado, as temperaturas mรฉdias ficaram dentro ou ao menos um grau acima da mรฉdia histรณrica. Algumas cidades bateram o recorde de fevereiro mais quente da sรฉrie histรณrica (veja a lista abaixo). O destaque foi a cidade de Cรขndido de Abreu, no Centro do Estado, que registra no mรชs de fevereiro uma temperatura mรฉdia de 23,5ยฐC e, em 2025, registrou uma mรฉdia de 26,1ยฐC, ou seja, um aumento de 2,6ยฐC na temperatura.
As temperaturas mรญnimas, que sรฃo registradas de madrugada, tambรฉm tiveram aumento em todo o Estado de atรฉ dois graus, principalmente na regiรฃo de Ponta Grossa e em Cรขndido de Abreu. Jรก as temperaturas mรกximas, que ocorrem a tarde, chegaram a ficar entre dois e trรชs graus acima da mรฉdia histรณrica para o mรชs nas regiรตes de Cรขndido de Abreu e no extremo Oeste do Estado. Apenas o Noroeste teve temperaturas mรกximas dentro da mรฉdia para fevereiro.
Nas 50 estaรงรตes meteorolรณgicas do Simepar, doze registraram temperaturas mรฉdias um grau mais altas do que em 2024 nas cidades: Antonina, Cambarรก, Cรขndido de Abreu, Guarapuava, Guaratuba, Lapa, Paranaguรก, Pinhais, Pinhรฃo, Ponta Grossa, Santo Antรดnio da Platina e Telรชmaco Borba. A temperatura mais alta registrada em fevereiro de 2025 no Paranรก foi em Capanema no dia 16: 39,1ยฐC. Mas esta nรฃo รฉ a temperatura mais alta do ano na cidade. Em 23 de janeiro a cidade jรก havia registrado 39,3ยฐC de temperatura mรกxima.
โO que poderia ter baixado a temperatura seriam frentes frias, e tivemos poucas em fevereiro de 2025: apenas entre os dias 6 a 8 e 17 a 19. Elas passaram mais pelo oceano e nรฃo chegaram organizadas ao continente. Dessa forma, o sol predominou por perรญodos mais prolongadosโ, explica Samuel Braun, meteorologista do Simepar.
CHUVAS โ Alรฉm do calor, as tempestades isoladas com grandes acumulados de chuva tambรฉm foram destaque no mรชs de fevereiro em algumas regiรตes. Campo Mourรฃo teve 191 mm a mais de chuva do que a mรฉdia para o perรญodo โ foram 353,4 mm em fevereiro de 2025, dos quais 71 mm atingiram a cidade em um รบnico dia: 13/02.
Sรฃo Miguel do Iguaรงu registrou um acumulado de 108 mm acima da mรฉdia. Outras cidades tambรฉm se destacaram pelo alto volume de chuvas: em Antonina foram 72 mm a mais do que a mรฉdia para fevereiro; Cornรฉlio Procรณpio, 70 mm a mais; Curitiba, 85 mm a mais; e Palmas, 82 mm a mais.
Porรฉm, como a irregularidade das chuvas รฉ uma caracterรญstica do verรฃo, em outras cidades o volume de chuvas ficou bem abaixo da mรฉdia histรณrica. ร o caso de Pato Branco, onde choveu 112 mm abaixo da mรฉdia para fevereiro; Cianorte teve 76 mm a menos; Lapa teve 73 mm a menos; Francisco Beltrรฃo teve 88 mm a menos; e Santa Helena teve 74 mm a menos.
A Capital, dos 28 dias de fevereiro, 12 nรฃo tiveram registros de chuva. โMas a relaรงรฃo entre os dias chuvosos e o acumulado de chuvas no fim do mรชs nem sempre pode ser levada em consideraรงรฃo, pois as chuvas no verรฃo sรฃo costumeiramente irregulares. Pode chover em um dia sรณ grande parte do volume estimado para o mรชs inteiroโ, explica Braun.
ร o caso do Litoral, onde alguns temporais registraram altรญssimos volumes de chuva em fevereiro, causando alagamentos expressivos. Em Paranaguรก, no dia 8, choveu 101,2 mm, quase um terรงo do acumulado de chuva do mรชs inteiro: 308,6 mm. Em Antonina dia 7 foram registrados 148,6 mm, quase metade do acumulado do mรชs de fevereiro inteiro: 310,8 mm.
Cidades que bateram o recorde de fevereiro mais quente da sรฉrie histรณrica:
Ponta Grossa teve 23ยฐC de temperatura mรฉdia, a mais alta para fevereiro desde 1998;
Antonina, que teve 27ยฐC de temperatura mรฉdia, a mais alta para fevereiro desde 2015;
Capanema, que teve 26,9ยฐC, a mais alta para fevereiro desde 2018;
Cรขndido de Abreu, que teve 26,1ยฐC, a mais alta para fevereiro desde 1998;
Cornรฉlio Procรณpio, que teve 25ยฐC, a mais alta para fevereiro desde 2019;
Guarapuava, que teve 21,3ยฐC, a mais alta para fevereiro desde 2001;
Fernandes Pinheiro, com 22,6ยฐC em fevereiro de 2025, a mais alta para o mรชs desde 2000;
Cruzeiro do Iguaรงu, que teve 26,3ยฐC, a mais alta para fevereiro desde 2022;
Foz do Iguaรงu, que teve 26,9ยฐC, a mais alta para fevereiro desde 2018;
Francisco Beltrรฃo, que teve 24,7ยฐC, a mais alta para fevereiro desde 2011;
Guaรญra, que teve 27,1ยฐC, a mais alta para fevereiro desde 1998;
Guarapuava, com 22,5ยฐC, a mais alta para fevereiro desde 1998;
Laranjeiras do Sul, com 23,7ยฐC, a mais alta para fevereiro desde 2018;
Palmas, com 19,7ยฐC, a mais alta para fevereiro desde 2020;
Palmital, com 24,4ยฐC, a mais alta para fevereiro desde 1998 โ na regiรฃo de Santa Maria, recorde de 22,9ยฐC de temperatura mรฉdia em fevereiro, a mais alta para o mรชs desde 2023;
Paranaguรก, com 27,2ยฐC, a mais alta para o mรชs desde 2013;
Pato Branco teve 24,4ยฐC, a mais alta para o mรชs desde 1998;
Pinhรฃo, com 23,3ยฐC, a mais alta para o mรชs desde 2004;
Ponta Grossa, com 23ยฐC, a mais alta para o mรชs desde 1998;
Santa Helena, com 27,7ยฐC, a mais alta para fevereiro desde 1998;
Santo Antรดnio da Platina, com 25,2ยฐC, a mais alta para fevereiro desde 2019;
Telรชmaco Borba, com 24,2ยฐC, a mais alta para fevereiro desde 1998;
Ubiratรฃ com 25,8ยฐC, a mais alta para fevereiro desde 2018;
Uniรฃo da Vitรณria com 23,5ยฐC, a mais alta para fevereiro desde 1998.
(COM AEN)