Frango: Boas vendas sustentam preços no início do ano
Levantamentos do Cepea mostram que as cotações da carne de frango avançam a primeira quinzena de janeiro firmes, ao contrário do que geralmente ocorre nesta época do ano – quando a renda restrita limita o consumo da proteína e os preços caem.
De acordo com agentes consultados pelo Cepea, o fluxo de vendas tem apresentado bom ritmo, possibilitando ligeiros reajustes nos valores. Quanto às exportações brasileiras de carne de frango, 2024 encerrou com recordes tanto em volume como em receita.
Boletim agropecuário mostra transição entre safras
Dezoito montadoras já aceleram preparativos do 37º Show Rural
Dados da Secex compilados e analisados pelo Cepea mostram que foram embarcadas 5,29 milhões de toneladas (considerando-se o produto in natura e industrializado) de janeiro a dezembro de 2024, superando em 2,8% a marca histórica de 2023 (de 5,1 milhões de toneladas).
A maior quantidade exportada e a forte valorização do dólar em 2024 fizeram com que a receita também fosse recorde no ano. O setor arrecadou R$ 53,7 bilhões, 9,8% acima do montante obtido em 2023, ainda segundo dados da Secex analisados pelo Cepea.
Ovos: Cotações iniciam 2025 em baixa
Os preços dos ovos estão em queda neste início de ano, conforme apontam levantamentos do Cepea. Segundo o Centro de Pesquisas, as baixas se devem à combinação de enfraquecimento da demanda e aumento nos estoques.
De acordo com colaboradores do Cepea, as vendas estão mais lentas do que o esperado para o início do mês, resultando em sobras. Quanto às exportações brasileiras de ovos, voltaram a avançar em dezembro/24, alcançando o segundo maior volume do ano e o mais elevado para um mês de dezembro desde 2021 – considerando-se a série da Secex.
Foram enviadas ao exterior 2,05 mil toneladas de ovos in natura e processados no último mês de 2024, quantidade 14,8% superior à embarcada em novembro e mais que o dobro da registrada em dezembro/23, de acordo com a Secex.
(Com Cepea)