Capital tem risco de vários dias de chuva e alagamentos

Curitiba é outra capital brasileira que deve enfrentar chuva frequente neste fim de janeiro, assim como São Paulo, com alto risco de precipitações por vezes fortes a intensas que causam alagamentos na capital do Paraná, adverte a MetSul Meteorologia.
Ontem, após horas muito abafamento, Curitiba enfrentou chuva intensa de curta duração que durou cerca de uma hora, mas foi suficiente para causar alagamentos e transtornos na capital paranaense. A chuva intensa, acompanhada de raios, causou alagamentos em diversas regiões da cidade, como no Centro Cívico, Visconde de Nacar, Linha Verde no Bairro Alto e Visconde do Rio Branco, nas Mercês.
Final de semana chuvoso em quase todo o país
Chuva torrencial de 400 MM em poucas horas causa inundações no Rio Grande do Sul
Os alagamentos foram agravados pelo transbordamento do Rio Ivo, canalizado na região. Uma massa de ar quente e úmido de origem tropical com abundante umidade atua no Paraná e seguirá presente durante os próximos dias, o que vai favorecer a ocorrência de novos episódios de chuva localmente forte a intensa na região metropolitana de Curitiba e em cidades do interior paranaense.
Conforme os modelos numéricos analisados pela MetSul Meteorologia, as condições atmosféricas vão ser propícias hoje e na grande maioria dos dias até o fim do mês para pancadas fortes e temporais de verão da tarde para a noite na capital paranaense.
Na prática, não significa que vai chover forte ou intensamente todos os dias na cidade, mas o cenário que se apresenta é favorável ao registro de episódios de chuva forte em praticamente todos os dias da tarde para a noite até o final do mês em Curitiba.
Estes temporais comuns no verão se dão principalmente da tarde para a noite, quando se formam nuvens de grande desenvolvimento vertical pelo aquecimento diurno que gera movimentos convectivos (ar ascendente) na atmosfera. A convecção forma nuvens do tipo Torre Cumulus (TCu) e Cumulonimbus (Cb) que causam os temporais localizados e não raro muitíssimo isolados.
(Com METSUL)