Justiça proíbe indígenas de ocuparem Parque Nacional do Iguaçu

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Eloy Terena/Agência Brasil

 O Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade, reconheceu a existência de “risco iminente” de invasão por parte de indígenas da etnia Ava-guarani a áreas que pertencem ao Parque Nacional do Iguaçu. E para barrar a ameaça, o ICMBio, ingressou na justiça com interdito proibitório.

A liminar foi concedida pela Justiça Federal. Assim, os indígenas originários no Oeste do Paraná estão proibidos de ocupar o parque, em São Miguel do Iguaçu. A multa diária para o descumprimento da regra é de R$1 mil.

Contran regulamenta trânsito de tratores por rodovias

Exportações de carne suína atingem recordes

A Delegacia da Polícia Federal de Foz foi intimada a monitorar possíveis invasões.

A liminar surge com a função proteger os 420 mil quilômetros do parque, um berço de recursos naturais que está presente em 14 municípios.

O Instituto Chico Mendes se mobilizou a partir do  receio que invasões ocorram como reflexo de negociações sobre ações judiciais que envolvem territórios indígenas da comunidade Avá-guarani do oeste Paraná.

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias