Gado apreendido na praia da Estação Ecológica foi para o Mesa Brasil

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Estação Ecológica do Taim

Em uma operação de fiscalização realizada no dia 18 de novembro de 2024, foram apreendidas e retiradas 147 cabeças de gado da Estação Ecológica do Taim, no Rio Grande do Sul. A ação foi conduzida pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio) e pela Polícia Militar Ambiental (PATRAM) de Pelotas, visando combater a criação ilegal de gado em áreas protegidas. 

Foto: Estação Ecológica do Taim

 

O gado apreendido estava impactando Áreas de Preservação Permanente, como dunas e banhados, tanto dentro da UC quanto em sua Zona de Amortecimento. O responsável havia sido notificado a retirar o gado e sair da Estação Ecológica do Taim, pois a havia invadido. No entanto, além de não obedecer à notificação, ainda levou mais animais para a UC, o que motivou a apreensão e retirada do gado.

Programa alcança mais de dois mil produtores

Trabalhador morre durante manutenção de colheitadeira

A operação faz parte de um esforço contínuo para preservar a biodiversidade e proteger as áreas de conservação. O gado apreendido foi destinado ao programa social Mesa Brasil e à entidade beneficente AFPA-Pelotas.

Foto: Estação Ecológica do Taim

No dia 19 de novembro, o chefe da Estação Ecológica do Taim recebeu um Mandado de Segurança suspendendo o abate, que foi imediatamente acatado. “A PFE entrou com recurso e estamos aguardando a decisão judicial. Mas independente da decisão, a equipe julgou a ação exitosa, uma vez que o objetivo foi alcançado, que era retirar o gado da UC e cessar o dano ambiental”, avalia o chefe da UC, Fernando Weber.

(Por Assessoria Instituto Chico Mendes)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas