Boletim Climático
Como fica o clima na semana do Natal?
Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? A semana que se inicia terá cenário clássico de precipitação no verão com um canal de umidade organizado e com chuva muito frequente e localmente forte entre o Norte, o Centro-Oeste e o Sudeste.
Na Região Norte, Amazonas, Acre, parte do Pará e Tocantins devem ter chuva bastante frequente e localmente volumosa. No Amapá, chove mais no Norte do estado pela influência da Zona de Convergência Intertropical.
Oi Verão! E aí, vem mais chuva?
Até quando vai a trégua da chuva?
Na Região Nordeste, ao contrário, a tendência é de uma semana de chuva escassa em grande parte dos estados. De acordo com os dados, em muitas áreas sequer deverá chover nos próximos dias. A instabilidade ocorre mais no Maranhão e em áreas do Piauí.
No Centro-Oeste, a semana terá mais chuva no Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal com acumulados localmente elevados. Já no Mato Grosso do Sul, a chuva será mais irregular, embora forte e volumosa em alguns pontos, como no Nordeste do estado. No geral, os volumes vão variar muito pela instabilidade convectiva (formada por calor e umidade) com acumulados altos isolados.
Na Região Sudeste, a semana que começa deve ter muita chuva na maior parte da região com temporais frequentes e acumulados localmente altos a muito altos em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Destacamos que a chuva nesta época do ano se dá com a atmosfera aquecida sob ar tropical, assim que é provável que a chuva localmente possa ser forte e com temporais de raios, granizo e vento, em especial da tarde para a noite, tal como ocorre nos meses de verão.
No Sul do Brasil, a semana se inicia terá mais chuva no Paraná e em Santa Catarina, mas, no geral, os volumes serão baixos. No Rio Grande do Sul, a semana sequer deve ter chuva em parte do estado com chance maior de instabilidade nas Metades Norte e Leste.
(Com METSUL e Ronaldo Coutinho)