Boletim Climático

Dois possíveis ciclones geram estado de alerta

A MetSul Meteorologia alerta para um episódio de instabilidade que pode trazer chuva com volumes localmente elevados e talvez até excessivos com risco ainda de rajadas de vento forte e de temporais isolados, consequência de duas potenciais áreas de baixa pressão que podem se transformar em dois ciclones.

Trata-se de um cenário meteorológico por demais complexo que os modelos numéricos de computador usados pelos meteorologistas não estão conseguindo resolver de forma adequada com enormes diferenças em suas projeções, especialmente quanto à segunda área de baixa pressão.

O que explica o dezembro mais estranho no clima em décadas?

Nuvem funil deixa rastro de destruição em propriedades rurais

Áreas de instabilidade ingressam hoje pelo Oeste do Sul do Brasil enquanto nas demais área o sol aparece com nuvens e faz calor com tempo bastante abafado. Da tarde para a noite, a chuva atinge diversos pontos do Sul do Brasil, embora não todas as cidades.

Já o sábado vai se iniciar com chuva em muitas áreas, mas ao longo do dia a instabilidade começa a avançar para o oceano. Mesmo assim, ainda em chove em vários pontos com instabilidade intercalada com momentos de melhoria temporária. No domingo, por sua vez, o sol aparece com nuvens em meio a períodos de cobertura maior de nebulosidade na maior parte do Sul do Brasil, entretanto ocorrerá chuva isolada em diversos locais, especialmente da tarde para a noite.

No começo da semana, áreas de instabilidade ainda atuam com nuvens e chuva, especialmente em pontos do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul, assim como em áreas mais perto da costa em Santa Catarina e no Paraná.

CHUVA PODE SER VOLUMOSA EM ALGUMAS ÁREAS

Uma vez que os dados divergem uma enormidade, os impactos previsos para os dois sistemas potenciais também divergem muito. Por isso, estabelecemos o grau de confiança da previsão neste evento de baixo a médio.

Os dados não indicam, assim, um episódio de vento significativo que seja amplo e alcance um grande número de locais. Onde o risco de vento forte nos parece maior é no Uruguai e no Sul gaúcho, e secundariamente no Leste do Rio Grande do Sul e talvez o Sul de Santa Catarina. As áreas do Chuí, Santa Vitória do Palmar e Rio Grande são as de maior atenção.

(Com METSUL e Ronaldo Coutinho)

Redação Sou Agro

Share
Published by
Redação Sou Agro

Recent Posts

Com 95.596 visitantes, quinta bate 4º recorde de público do 37º Show Rural

O Show Rural Coopavel bateu, nesta quinta-feira, o quarto recorde consecutivo de público para essa…

fevereiro 13, 2025

Monitoramento da cigarrinha-do-milho alerta: incidência do inseto segue em alta

A média estadual da incidência da cigarrinha-do-milho tem aumentado semanalmente no Estado de Santa Catarina.…

fevereiro 13, 2025

Sistema FAEP pede ampliação do Desenrola Rural a todos os produtores

O governo federal lançou o Programa Desenrola Rural, que permite a regularização de dívidas e…

fevereiro 13, 2025

Jacto traz soluções em adubação

Lançamento da Jacto no Show Rural Coopavel em 2024, a adubadora Uniport 8030 NPK retorna…

fevereiro 13, 2025

Povos indígenas pedem apoio da FPA para superar obstáculos na produção rural

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) realizou uma reunião-almoço com representantes de diversas etnias, incluindo…

fevereiro 13, 2025

Café e algodão bateram recordes históricos em janeiro

As exportações brasileiras de algodão e café registraram desempenhos expressivos em janeiro de 2025, consolidando…

fevereiro 13, 2025

O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias

Leia Mais