FOTO: GABRIEL ZAPAROLLI/ARQUIVO METSUL
Boletim Climático

Nova onda de chuvas fortes e tempestades no Sul do Brasil nos próximos dias

A chuva continua?
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

Um novo episódio de intensa instabilidade que vai afetar os estados do Sul do Brasil entre o final desta semana e o começo da próxima com alto risco de chuva localmente forte a intensa com temporais isolados entre os dias 6 e 9 de dezembro. Será o segundo episódio de tempo severo a afetar o Sul do Brasil em menos de uma semana, uma vez que entre o domingo e anteontem uma onda de tempestades por uma linha de instabilidade e uma frente fria associada a um ciclogênese explosiva trouxe tempestades com vendavais e granizo principalmente para o Rio Grande do Sul.

O episódio que se prevê para os próximos dias, entretanto, terá características distintas tanto na natureza dos fenômenos como na abrangência da área afetada pela chuva e os temporais localizados de vento e queda de granizo.

Onde vai ter mais chuva no Brasil esta semana

Tsunami atinge litoral de Santa Catarina

Se o evento de instabilidade do último domingo e o começo da segunda-feira atingiu mais o Rio Grande do Sul, o episódio de instabilidade entre o final desta semana e o começo da próxima atingirá uma área maior e que compreenderá os três estados da Região Sul.

Em algumas áreas, como a Metade Sul do Rio Grande do Sul, o risco de instabilidade forte tende a se concentrar em apenas um dia. Por outro lado, em locais de Santa Catarina e do Paraná o risco de chuva localmente forte e temporais perdurará por dias seguidos, entre esta sexta e o começo da semana que vem.

Assim, diferentemente do último evento, que foi de curta duração com a passagem muito rápida de uma linha de instabilidade e a posterior frente fria, desta vez se projeta um episódio de risco meteorológico de vários dias seguidos no Sul do Brasil, o que será determinante para que os volumes de chuva sejam elevados a muito altos em algumas áreas.

Por que teremos novamente chuva e temporais?

Na sexta-feira, uma área de baixa pressão vai atuar mais no Rio Grande do Sul, o que vai contribuir para instabilizar o tempo nos estados do Sul do Brasil. No sábado, uma forte massa de ar frio para os padrões de dezembro avança pelo Argentina e o Uruguai, começando a ingressar no Rio Grande do Sul.

O ar frio ativará uma frente fria com chuva forte e temporais principalmente na Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e o Paraná. A frente, entretanto, deve passar à semi-estacionária no fim de semana sobre Santa Catarina e o Paraná, gerando chuva forte e temporais isolados em diversas cidades ao passo que no Rio Grande do Sul o tempo deve melhorar.

HÁ RISCO DE TEMPORAIS ALÉM DA CHUVA?

Sim, é alta a probabilidade que ocorram temporais isolados acompanhando a chuva nos três estados da Região Sul. Estas tempestades, além de chuva forte e raios, podem trazer queda isolada de granizo e rajadas de vento localmente fortes a intensas. Isoladamente, os temporais podem provocar transtornos e danos.

No entanto, é fundamental esclarecer que no caso do Rio Grande do Sul o cenário é muito diferente do último domingo. No começo desta semana, uma poderosa linha de instabilidade avançou sobre o estado, estendendo-se de Oeste a Leste por centenas de quilômetros e que foi intensa durante sua passagem do Sul ao Norte gaúcho.

Por isso, os temporais atingiram no domingo, como se previa, um grande número de cidades com danos em diversas regiões e falta de energia em grande escala que afetou um milhão de unidades consumidoras. Agora, os temporais de vento tendem a ser mais isolados e pontuais, afetando um número menor de cidades, logo em se tratando de vendavais o risco é menor e mais isolado neste segundo evento.

(Com METSUL e Ronaldo Coutinho)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)