Autoridades recomendam que população evite contato com água do Rio Tocantins

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

A Semarh recomenda que os moradores dos municípios afetados evitem qualquer contato direto com a água do Rio Tocantins no trecho atingido pelo acidente - Foto: Corpo de Bombeiros/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Defesa Civil Estadual, emitiu um alerta à população que vive em torno do Rio Tocantins, próximo a Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os municípios de Aguiarnópolis, no Tocantins, e Estreito, no Maranhão, sobre alto risco à saúde pública e ao meio ambiente devido à possível queda de cargas com produtos químicos durante o colapso de parte da ponte da BR-226, entre o Tocantins e o Maranhão.

A Semarh recomenda que os moradores dos municípios afetados evitem qualquer contato direto com a água do Rio Tocantins no trecho atingido pelo acidente, incluindo banhos e o consumo de água. A orientação é destinada, especialmente, às populações de Aguiarnópolis, Maurilândia do Tocantins, Tocantinópolis, São Miguel do Tocantins, Praia Norte, Carrasco Bonito, Sampaio, Itaguatins, São Sebastião do Tocantins e Esperantina, no Tocantins, e de Estreito, Porto Franco, Campestre, Ribamar Fiquene, Governador Edson Lobão, Imperatriz, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca, no Maranhão.

Colapso da ponte: Sobe para 14 número de desaparecidos

Saiba quem são as vítimas do acidente aéreo em Gramado

Equipes técnicas dos dois estados, em parceria com outros órgãos competentes, estão mobilizadas para monitorar a situação. Os trabalhos incluem a avaliação da qualidade da água e possíveis impactos ambientais, planejamento e execução de ações para conter a contaminação do rio e operações para a remoção dos veículos submersos.

A Semarh destaca que manterá a sociedade informada sobre os desdobramentos da ocorrência e as medidas adotadas para mitigar os impactos ambientais. Mais informações serão divulgadas conforme o avanço das investigações e das ações emergenciais.

Colapso de Ponte em Rodovia Federal

Uma parte da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, conhecida como Ponte JK, localizada na rodovia federal BR-226, que liga os municípios de Aguiarnópolis, no Tocantins, e Estreito, no Maranhão, desabou na tarde deste domingo, 22. O incidente resultou no colapso da ponte e na queda de caminhões no Rio Tocantins, sendo confirmada a presença de cargas com substâncias perigosas, incluindo defensivos agrícolas e produtos químicos corrosivos.

(Com Governo Tocantis)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias