Produção de leite com lucratividade é tema de dia de campo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Jornalista Deise A. Froelich

Como produzir leite com lucratividade foi o tema transversal do Dia de Campo que atraiu agricultores e lideranças à propriedade das famílias de José Kroth e do filho, Fábio André Kroth, na localidade de Linha Fátima, em Nova Candelária, na quarta-feira (06/11). A ação foi promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, e pela Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Candelária, com o apoio do Sicredi, da Cresol e da Sicoob.

Junto à propriedade, que é uma Unidade de Referência Tecnológica (URT), foram abordados quatro temas convergentes à rentabilidade e à qualidade de vida em propriedades voltadas à atividade leiteira.

Fiagros ganham força no mercado de capitais agroindustrial

Semeadura de soja acelera e projeções são positivas

Na estação conduzida pelo extensionista da Emater/RS-Ascar e engenheiro de produção Elir Paulo Pasquetti, e pelo proprietário Fábio André Kroth, receberam ênfase aspectos da gestão da propriedade e da sucessão familiar. Foi reforçada a importância de pontos estratégicos como a gestão das pessoas em relação à organização das atividades, disponibilidade de mão de obra e capacitação continuada, bem como aspectos técnicos relativos ao manejo do solo, da água, do rebanho, da alimentação, da qualidade da produção, dos controles técnicos e financeiros e dos investimentos.

Cuidados que se refletiram em alguns dos resultados obtidos pela família, em relação à produção e ao retorno econômico. Com o controle efetuado, foi possível observar um crescimento de mais de 200 mil litros de leite na propriedade, no período de 2007 a 2023. Há 16 anos eram produzidos 55.484 litros por ano; em 2023, o volume de produção chegou a 256.713 litros.

A importância do pré-parto na produtividade das vacas leiteiras também foi abordada no Dia de Campo. O médico veterinário Renan Stefler falou sobre aspectos relacionados à secagem das vacas, ao bem-estar animal, ao período de transição e o pós-parto. Destacou a relação entre a capacidade de ingestão de alimentos, a produção do leite e o escore corporal dos animais e seus respectivos reflexos na produção do leite.

O sistema de produção de leite a pasto foi tema da estação conduzida pelo extensionista da Emater/RS-Ascar de Três de Maio Leonardo Rustik e pelo assistente técnico regional Jorge Lunardi, com contribuições do produtor José Kroth. Os técnicos enfatizaram a necessidade de adaptar o sistema de produção às características de cada propriedade rural. Ao destacar o sistema de produção de leite, alertaram para a necessidade da adubação e manejo adequado das pastagens e a reserva de alimentação para os animais, através da silagem, do feno e do pré-secado. Sintetizaram dizendo que para produzir leite é necessário alimentação de qualidade, água e sombra para os animais.

A qualidade de vida das famílias rurais, aspecto fundamental para a permanência e a sucessão rural, foi abordada pela assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar Vanessa Gnoatto, pela extensionista Luciele Boiczuk e pelas agricultoras Marli e Carine Kroth. A relação entre a produção diversificada de alimentos para autoconsumo na propriedade, a segurança alimentar, a redução de custos e a promoção da saúde foram enfatizadas. As famílias anfitriãs são exemplo desta consciência, segundo dados apresentados, juntas produzem 86% do que consomem em termos de alimentação.

O Dia de Campo contou com a participação de 82 produtores e lideranças, o que fez com que as entidades promotoras manifestassem seu agradecimento. O evento também oportuniza que as estratégias sejam adaptadas e adotadas em outras propriedades.

(Com Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas