Comissão Técnica de Avicultura da FAEP debate sanidade avícola

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Faep

A importância do fortalecimento das Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação (Cadecs) e os cuidados necessários com a sanidade nas granjas entraram em pauta nesta sexta-feira (22), em reunião da Comissão Técnica de Avicultura do Sistema FAEP. O encontro reuniu, de forma remota, lideranças rurais das principais regiões produtoras de proteína de aves, com a participação de técnicos do Sistema FAEP.

O presidente da Comissão Técnica de Avicultura e presidente do Sindicato Rural de Cianorte, Diener Santana, enfatizou o quanto a união e a organização são cruciais para conquistar avanços à atividade. “Enquanto cada avicultor for tratar da situação dele de forma isolada, sem ter uma unidade e volume nas pautas a serem levadas à agroindústria, o produtor infelizmente vai estar em uma situação complicada. Precisamos nos organizar e ir com argumentos embasados para a mesa de negociação”, enfatizou.

Altas temperaturas influenciam desempenho das aves

Preço faz carne de frango passar à frente da suína e bovina

Durante o encontro, Santana compartilhou como estão os debates a nível nacional sobre a formação e manutenção de Cadecs. O líder rural esteve, junto com representantes do Sistema FAEP, no Encontro Nacional das Cadecs de Aves e Suínos, nos dias 12 e 13 de novembro, em Brasília.

Sanidade

A reunião da CT de Avicultura do Sistema FAEP contou ainda com uma palestra de Pauline Sperka de Souza, chefe da divisão de sanidade avícola da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). A especialista falou sobre laringotraqueíte infecciosa, chamando a atenção dos produtores para temas relacionados à sanidade. Entre os tópicos abordados estiveram o trabalho para a manutenção do Paraná como área livre de gripe aviária, a importância da notificação de problemas nas granjas às autoridades sanitárias e o papel da transparência por parte de todos os elos da cadeia produtiva quando o assunto é suspeita de problemas sanitários.

(Com FAEP)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas