Boletim Climático
Onde vai ter mais chuva no Brasil esta semana?
Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? Com maior umidade sobre o país e a formação de um ciclone extratropical no Sul com uma frente fria na segunda metade da semana, grande parte do Brasil terá vários dias com instabilidade na semana que se inicia. Em vários estados, os volumes de chuva podem ser até localmente altos.
Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva nesta semana devem se dar no Amazonas, Roraima, Rondônia e no Acre. No Norte do Pará e no Amapá, chove pouco. No Sul do Pará e em Tocantins, a precipitação deve ser irregular. Na Região Nordeste, a chuva será outra vez bastante escassa na maior parte da região com a precipitação mais concentrada na faixa costeira, especialmente entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, mas mesmo no litoral deve chover pouco e em poucas áreas. Chove mais na Bahia com pancadas isoladas.
Embrapa desenvolve sistema para produção de carne e soja
Semana tem risco de ciclone e possibilidade de tempestades.
No Centro-Oeste, com o fim da estação seca, mais uma semana generosa em chuva com pancadas no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. A chuva deve ter até volumes localmente altos em diferentes pontos do Centro-Oeste. A instabilidade aumentará na região entre quinta e sábado por conta de um ciclone no Sul do Brasil e a frente fria associada.
Na Região Sudeste, a semana que começa deve ter instabilidade frequente. As pancadas de chuva devem ser diárias, mas isso não significa que chove em todos os locais. Serão pancadas localizadas associadas ao calor e à umidade. Entre terça e quinta se espera uma diminuição da instabilidade em Minas enquanto em São Paulo a chuva aumenta e atinge mais lugares entre quinta e sexta. Os maiores volumes ocorrem entre o Nordeste paulista, o Sul de Minas e parte do Rio de Janeiro. Destacamos que estas pancadas isoladas no Sudeste e no Centro-Oeste nos próximos dez dias devem se dar sob uma atmosfera muito aquecida, assim que é provável que a chuva localmente possa ser forte e com temporais de raios, granizo e vento, em especial da tarde para a noite, tal como ocorre nos meses de verão.
No Sul do Brasil, a semana que se inicia deve ter chuva nos três estados. Na primeira metade da semana, entre esta segunda e quarta, chove de forma muito isolada pelo calor em pontos dos três estados. Na quinta, linha de instabilidade associada à formação de um ciclone leva chuva mais ampla para a região. Na sexta, embora ainda chova em alguns pontos, a instabilidade deve ceder e o tempo melhorar em muitas áreas.
(Com Metsul e Ronaldo Coutinho)