Em meio a onda de invasões produtores reagem com manifestação
O ano de 2024 está sendo marcado pela escalada das invasões de terras por indígenas no Paraná. Vários fatos foram marcados pela violência, a exemplo do que aconteceu no dia 17 de outubro, quando produtores foram agredidos em Guaíra enquanto tentava plantar.
O clima é de insegurança no campo. Neste sábado (26) agricultores de Guaíra, Terra Roxa e demais municípios do Oeste do Paraná farão uma manifestação pacífica contra as crescentes invasões de terras e violência.
Prêmio Queijos do PR abre concurso de muçarela
Cooperado da região Oeste está entre os melhores do mundo
O ato é um desabafo e uma forma de reforçar o apelo por medidas urgentes para garantir a segurança jurídica e a defesa do direito de propriedade. A Frente Parlamentar do Agronegócio entrou em defesa dos produtores e assegura que a Força Nacional, presente na área, não teria sido eficaz em impedir os conflitos.
A FPA enfatiza a urgência na atuação das forças de segurança estaduais para prevenir novas invasões e garantir segurança jurídica, e solicitou que o STF reconheça a situação como “estado de coisas inconstitucional” no contexto da segurança pública rural.
O protesto, que será realizado no sábado (26) a partir das 8h na Rua Francisco Murtinho.