Criador clandestino de aves silvestres é multado em R$ 4 mil

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: IAT Umuarama

Após denúncia anônima, um homem foi autuado nesta terça-feira (29) por técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) pela posse clandestina de oito pássaros em cativeiro, em Umuarama, no Noroeste do Paraná – quatro trinca-ferros (Saltator similis), três sabiás (Turdus rufiventris) e um canário-da-terra (Sicalis flaveola).

O responsável pelo local foi multado em R$ 4 mil e as oito gaiolas apreendidas. Algumas aves, depois de avaliação veterinária, voltaram para a natureza. Outra parte ficará abrigada no viveiro florestal do IAT na região para testes e readaptação.

Onça-pintada que caiu em poço desativado é solta depois de passar por tratamento

Nova unidade de conservação Refúgio da Vida Silvestre dos Guarás

Os trinca-ferros são pássaros silvestres conhecidos por seu canto, que chega a variar conforme a região. Os sabiás, por sua vez, são identificados pela cor de ferrugem do ventre e a melodia durante o período reprodutivo. Já os canários-da-terra, pequenos pássaros amarelos, também têm no canto a principal característica, o que desperta a atenção de traficantes de aves ou criadores ilegais. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o canário-da-terra é uma das dez espécies mais apreendidas no País.

Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná.

Se preferir, a pessoa pode ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.

 

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias