Granizo de 14,6 cm de diâmetro bate recorde no Brasil

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Pedra de granizo registra. Fonte: PREVOTS e Renato Ignácio Hermes.

O Brasil é frequentemente afetado por tempestades severas que podem causar ventos destrutivos, tornados, granizo de grandes dimensões e enxurradas.

Em setembro de 2024, um evento extremo marcou a história das tempestades no país: o maior granizo já registrado em solo brasileiro foi observado na localidade de Corredor dos Brasil, em Bagé, no Rio Grande do Sul.

Secretaria agiliza auxílio a produtores rurais atingidos por incêndio

Com mais de 12 mil incêndios no ano, Paraná segue em alto risco

A pedra de granizo alcançou impressionantes 14,6 cm de diâmetro, ultrapassando o recorde anterior de 13 cm, registrado em Barra do Ribeiro, também no RS, em abril de 2023.

Esse recorde foi associado a uma tempestade supercelular, que é um tipo de tempestade intensa e rotatória, capaz de produzir granizo de grandes proporções. A supercélula se organizou no Uruguai e, ao longo de 25 de setembro de 2024, moveu-se pelo sul do Brasil, provocando granizo gigante em diferentes localidades do Rio Grande do Sul.

A formação do granizo ocorre dentro de nuvens de tempestade chamadas cúmulonimbus, onde as correntes de ar são tão intensas que levam gotas de água para regiões muito frias da atmosfera, fazendo com que congelem.

Essas pedras de gelo, ao subirem e descerem dentro da nuvem, acumulam camadas de gelo até ficarem pesadas demais para serem sustentadas. O tamanho da pedra de granizo depende diretamente da força dessas correntes de ar.

Fonte: O PREVOTS é um grupo de meteorologistas que trabalha para documentar, pesquisar e prever tempestades severas no Brasil. Diante da frequência desses eventos extremos, como o granizo recorde, o objetivo do grupo é conscientizar e preparar a população para lidar com essas tempestades, promovendo a segurança e a resiliência.

(Por Guilherme Borges – Climatempo)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias