FOTO: CNA

CNA irá anunciar vencedores do Prêmio Brasil Artesanal de Mel

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
FOTO: CNA

Os vencedores do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024, edição de mel, serão conhecidos no dia 11 de setembro, às 19h, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília. O concurso tem o objetivo de valorizar e reconhecer produtos artesanais e tradicionais de todo o país.

São dez finalistas, de um total de 297 inscritos, divididos na categoria claro e escuro. Os produtos são do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará e Paraná. Confira a lista completa no site do Sistema CNA/Senar.

Aberto calendário nacional de divulgação do Projeto Campo Futuro

Expointer da retomada fecha R$ 8,1 bilhões em negócios

Os finalistas passaram por um júri técnico formado por dez especialistas que realizaram a avaliação, sem identificação do produto, com critérios rigorosos. Após a seleção técnica, os produtos foram para o júri popular, também sem identificação da marca do produto. A última etapa foi a avaliação da história do produto.

Os dez produtos selecionados, cinco em cada categoria, vão receber certificados e prêmios. Os três primeiros vão ganhar também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.

O prêmio é realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (CBA) e Escola Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (Ebram).

Artesanais e Tradicionais – A iniciativa faz parte do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que oferece soluções e alternativas ao pequeno e médio produtor rural para auxiliar na sua profissionalização e na capacidade de agregar valor a esses tipos de alimentos.

Desde 2019, a CNA promove o Prêmio CNA Brasil Artesanal. Já foram premiados produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, azeites, vinhos e espumantes e cafés especiais. Atualmente, estão abertas as inscrições para o concurso de cerveja.

Finalistas

MEL CLARO
Empresa UF
Apiário Cambará – Mel Branco Rio Grande do Sul
Apiário Sul de Sul de Minas Minas Gerais
Apicultura do Máximo Rio Grande do Sul
ApisBc – Joaquim Ribeiro Bahia
Três Coqueiros Santa Catarina
MEL ESCURO
Empresa UF
Apiário Rainha da Serra Santa Catarina
Apiário São José Ceará
Apicultura Tineli Santa Catarina
Associação dos Apicultores da Agricultura Familiar de Corumbá (Florada Pantaneira) Mato Grosso do Sul
Venturin Paraná

 

Veja como foi o Juri Técnico

 

--

 

ETAPAS PRAZOS
Abertura das inscrições 02 de maio até 07 julho
Envio de amostras via Correios® para avaliação pelo Júri Técnico A partir de 02 de maio
O recebimento das amostras pela equipe organizadora1 Até 21 de julho
Avaliação pelo Júri Técnico e tabulação dos resultados 25 e 26 de julho
Divulgação pública dos 05 (cinco) finalistas de cada categoria A definir
Avaliação sensorial por Júri Popular, avaliação das histórias e tabulação dos resultados 28 de agosto no Centro de Convenções em Goiânia
Divulgação oficial do resultado e premiação A definir

 

 

 

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas