Feepik

Semana será mais molhada ou seca no Sul do Brasil?

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

Teremos uma semana com situações diferentes nos três estados do Sul.

No Paraná, segunda-feira, a tendência é de que o tempo volte a ficar estável na maioria das regiões paranaenses, com nebulosidade variável em alguns setores. As temperaturas continuam elevadas na maioria das regiões e não se descartam algumas chuvas rápidas e muito localizadas no período da tarde no interior do Estado. No leste (RMC/praias) fica com muitas nuvens e temperaturas amenas.

Restante da Semana no PR

Na terça-feira não há previsão de chuvas significativas sobre o Estado, mas as temperaturas ficam
elevadas. Não se descarta a possibilidade de chuvas rápidas e localizadas no período da tarde no inteiro
do Paraná. Entre a quarta e a quinta-feira, a chuva retorna de forma mais significativa, inclusive com
risco de tempestades.

Tempo fica instável nos próximos dias no Paraná e, novamente, há previsão de chuvas nas diversas
regiões paranaenses. No final de semana o risco de tempestades é maior no interior do Estado.

Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Já em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a situação deve ser diferente. A tendência é a chuva voltar entre terça e quarta-feira e os dias ficarem bem molhados até o próximo fim de semana. Não estão descartadas possibilidade de novas tempestades que unem vento, chuva forte e granizo.

A MetSul Meteorologia alerta que o nível do Guaíba no Cais Mauá pode atingir a cota de alerta para o Centro da capital, definida pela prefeitura em 3,80 metros. Há elevada probabilidade que a marca possa ser alcançada nesta semana com base na avaliação da situação atual e a perspectiva de aumento da vazão.

O nível do Guaíba às 15h deste domingo no Cais Mauá estava em 2,58 metros. Ontem, no começo do dia estava em 2,05 metros. Significa que em apenas 36 horas o nível do lago da capital se elevou em meio metro à medida que começa a chegar a vazão dos rios contribuintes ao Delta do Jacuí. A tendência é seguir subindo, adverte a MetSul. Isso porque quase todos os rios que desembocam no Guaíba apresentam cheia e três deles (Taquari, Caí e Sinos) registram cheias de grandes proporções. Taquari e o Caí estão com quadros de cheias históricas. O Jacuí, maior contribuinte, também apresenta cheia entre Cachoeira do Sul e Triunfo com tendência de se elevar ainda mais.

A MetSul alerta, por fim, que com os níveis previstos para esta semana haverá muitos alagamentos nas ilhas da capital com a água atingindo mais de meio metro em algumas casas, o que levará à remoção de moradores. Adverte-se ainda que com o nível muito alto as águas do Guaíba devem refluir pela rede de esgotos nas Voluntários da Pátria, imediações da São Pedro, e o mesmo pode ocorrer no bairro Praia de Belas com pontos de alagamentos.

Para assistir ao vídeo com Ronaldo Coutinho, com a previsão do tempo completa para todo o Brasil, basta clicar aqui.

Com Simepar e Metsul

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas