Pesquisador fala de benefícios de uso de inoculantes à natureza e economia

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

O doutor Marco Antônio Nogueira, pesquisador da Embrapa Foto: Assessoria Show Rural

O uso de inoculantes, embora recente no Brasil, apresenta resultados que mostram os benefícios dessas substâncias ao meio ambiente e à economia. O tema foi trabalhado em uma das palestras técnicas especiais do 5º Show Rural Coopavel de Inverno pelo doutor e pesquisador da Embrapa Soja Marco Antônio Nogueira. O evento aconteceu em Cascavel, no Oeste do Paraná, de 27 a 29 de agosto e reuniu 42 expositores.

O inoculante é toda substância que contenha micro-organismos com atuação favorável ao desenvolvimento vegetal. “O Brasil está entre os países com os melhores inoculantes do planeta”, acentuou o professor. Atualmente, existem 700 registros desse tipo de produto no Ministério da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e 75% deles são de soja (415), milho (79) e trigo (25).

Agricultores familiares conhecem alternativas sustentáveis

Painel discute linhas de crédito e seguro para o setor agropecuário

A soja é o exemplo de maior sucesso da utilização desse recurso no País, conforme o pesquisador. O inoculante está presente em 85% da área cultivada com o grão em território nacional, no Paraná em 66%. Empregar essa substância eleva a produtividade em até 8% e somente na safra de soja mais recente foi responsável por reduzir em 230 milhões de toneladas a emissão de gás carbônico na atmosfera. A inoculação com mais Azospirillum (aumenta o enraizamento e a absorção de nitrogênio) pode elevar a produtividade em até 16%.

Os inoculantes começaram a ser utilizados no País em 2009, no milho e trigo. Nos cultivos de soja, o início foi seis anos depois. No primeiro ano foram comercializadas 200 mil doses e atualmente elas somam 15 milhões em todo o território. Para pastagens, os benefícios são os seguintes: aumento de 15% de biomassa, de 10% de proteínas e de 15% de oferta de proteínas no solo. Nogueira destacou também a necessidade de observar boas práticas para que os resultados do uso dessas substâncias surtam os efeitos desejados e esperados, entre elas de utilizar ambientes saudáveis e evitar contaminantes.

(Com Assessoria Show Rural)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias