Associação dos Produtores de Queijo Artesanal do Sudoeste recebe Menção Honrosa da Alep

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

A Aprosud reúne 20 queijarias de 20 municípios do Sudoeste. Foto: assessoria

O deputado estadual Wilmar Reichembach (PSD) entregou à Aprosud (Associação dos Produtores de Queijo Artesanal do Sudoeste do Paraná) a Menção Honrosa, título concedido através da Assembleia Legislativa do Paraná. O evento foi na Câmara Municipal de Vereadores de Chopinzinho e reuniu autoridades, representantes de entidades da região ligadas ao setor de agricultura e vários produtores. “A Aprosud merece essa homenagem para reconhecermos os méritos conquistados com vários prêmios ao queijo do Sudoeste e a importância que isso agrega para toda a cadeia produtiva, além de destacarmos sobretudo, o trabalho incansável dos produtores de queijo, que buscam cada vez mais profissionalização e qualidade em cada peça de queijo produzida”, disse o parlamentar.

Na ocasião, também foi entregue ao prefeito de Chopinzinho Edson Luiz Cenci uma cópia da lei 21.966 que declara o queijo colonial do Sudoeste como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Paraná. A lei foi proposta por Reichembach, subscrita por outros sete deputados, aprovada por unanimidade no plenário e sancionada pelo governador Ratinho Junior. “É um momento muito importante para nós, primeiro com a regulamentação do Susaf e agora com essa homenagem do deputado Reichembach que sempre foi parceiro da associação e que é um marco para o desenvolvimento do queijo no Sudoeste”, agradeceu Claudemir Roos, presidente da Aprosud, associação criada em 2019 e que atualmente reúne 20 queijarias de 20 municípios do Sudoeste, muitas com prêmios nacionais e internacionais.

Sem espinhos e resistentes a pragas: novas variedades de abacaxi 

Epagri adota escritórios da Emater do RS para ajudar agricultores

Entrega feita pelo deputado Reichembach para o presidente da Aprosud e para o prefeito de Chopinzinho. Foto: Assessoria

O Sudoeste do Paraná conta com aproximadamente 60 queijarias formais e em torno de 100 iniciativas com potencial de legalidade. A região faz parte da Rota do Queijo Paranaense, que contempla queijarias em diferentes regiões, onde o turista pode buscar informações sobre o processamento dos queijos, degustar diferentes sabores e vivenciar momentos de lazer nas propriedades rurais, fomentando o turismo rural e possibilitando novos negócios.

(Com Assessoria)

 

 

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas