Semana nublada, mas chuva se concentra no Sudoeste

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

O Paranรก tende a atravessar mais um perรญodo seco, que segundo Ronaldo Coutinho deve se estender pelos prรณximos 15 dias. A chuva que chega neste inรญcio de semana vai molhar de forma significativa somente a regiรฃo Sudoeste no Estado, na divisa com Santa Catarina. Precipitaรงรตes devem ocorrer nas demais รกreas a partir do dia 1ยบ de maio.

As temperaturas seguem elevadas, chegando a marca dos 30ยบC entre o noroeste e o norte do estado. No fim de semana um novo sistema frontal avanรงa sobre o Estado e pode ocasionar chuvas.

China recebe 91,8% da soja exportada pelo Porto de Paranaguรก

Governo de MT estabelece perรญodo proibitivo de uso do fogo

De acordo com o Metsul, no Rio Grande do Sul a mudanรงa no tempo inicia mais rรกpido motivada porย uma frente fria de fraca intensidade que jรก instabilizou o tempo no Centro da Argentina neste domingo e vai trazer chuva para grande parte do estado gaรบcho neste comeรงo de semana. O sol chega a aparecer com nuvens em diversas รกreas do estado nesta segunda-feira, mas a nebulosidade aumenta e o tempo se instabiliza. Chove jรก cedo em pontos do Oeste e do Sul gaรบcho, mas em รกreas mais ao Norte e ao Nordeste do estado a instabilidade sรณ deve chegar no fim da tarde ou ร  noite.

Jรก o Climatempo alerta para uma nova onda de calor prevista para fechar o mรชs de abril. Esta serรก a quarta onda de calor desde o inรญcio de 2024, e sua origem estรก associada a uma รกrea de alta pressรฃo na mรฉdia atmosfera, que atuarรก como um bloqueio atmosfรฉrico. Este sistema favorece a manutenรงรฃo do ar seco e quente, que provoca altas temperaturas.

Nos prรณximos dias, uma รกrea de alta pressรฃo na mรฉdia ganharรก forรงa sobre รกreas do Mato Grosso do Sul e Paranรก, e lentamente migrarรก para o leste do Sudeste do paรญs entre o fim de abril e inรญcio de maio. Como este sistema ficarรก praticamente estacionado sobre รกreas do Centro-Sul brasileiro por uma sequรชncia de dias, ele atuarรก como um bloqueio, dificultando a chegada de frentes frias para o Centro-Oeste e Sudeste, resultando na manutenรงรฃo do ar seco e intensificaรงรฃo do ar quente.

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciรชncias Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veรญculos de comunicaรงรฃo impressos. Atuou na Assessoria de Comunicaรงรฃo para empresas e eventos, alรฉm de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuaรงรฃo. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relaรงรฃo com o Jornalismo especializado, com รชnfase no setor do Agronegรณcio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notรญcias