frio

Olha aí, tem previsão de geada!

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

A chuva veio forte e foi embora. Agora dá lugar ao frio, sendo que a massa de ar menos aquecida está presente sobre o Paraná e com isso as temperaturas estão em declínio. Desta quinta-feira (18) até a próxima segunda-feira, tem até previsão de temperaturas negativas. Em Palmas há possibilidade de fazer -1ºC.

O Inmet ressalta que, com o predomínio do ar seco e as noites mais longas, deve ocorrer um rápido resfriamento noturno, com previsão de temperaturas mínimas abaixo dos 5°C, podendo ficar perto de zero nas áreas de baixada das serras (veja a figura 1).

 

Figura 1: Temperaturas mínimas (em °C) previstas pelo modelo Cosmo-Inmet 7Km para (a) quinta-feira (18/05); (b) sexta-feira (19/05) e (c) sábado (20).

 

Devido a essa configuração, nas partes mais altas da serra e planalto, entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, bem como no extremo sul do Paraná, há previsão de geada fraca na madrugada dos dias 18, 19 e 20 de abril (figura 2).

Figura 2: Indicativo de geada (adaptado do modelo Cosmo-Inmet 7Km) para (a) quinta-feira (18),(b) sexta-feira (19) e (c) sábado (20).

 

O Inmet destaca a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e avisos meteorológicos especiais no site e nas redes sociais.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

 

 

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias