Foto: FABIAN RIBEIRO/Metsul

Frente fria chega ao Rio Grande do Sul com vento de 140 Km/h, Paraná está em alerta 

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Foto: FABIAN RIBEIRO/Metsul

A chegada de frente fria formou uma linha de tempestades que cruzou o Rio Grande do Sul na madrugada desta quinta com vendavais por diversas áreas. Um forte jato de baixos níveis antecipou a chegada da frente e garantiu uma madrugada de intenso abafamento com marcas acima de 30°C.

Uma linha de tempestades, como os modelos antecipavam, se formou de Oeste a Leste do Estado por centenas de quilômetros se deslocando de Sul para Norte. A temperatura ao redor das 5h da madrugada, segundo medição da rede de estações automáticas do INMET, era de 32,7°C em Campo Bom. Esse linha de tempestades era formada por nuvens de grande desenvolvimento vertical com topo frio e alta incidência de raios. O deslocamento foi muito rápido e em cerca de 3 horas a linha avançou da fronteira com o Uruguai até atingir a região central do Estado.

Na medida em que a linha de tempestades foi avançando a temperatura entrou em declínio com refresco que chegou primeiro aos municípios da Metade Sul e Oeste. Por volta das 5h enquanto fazia 32,7°C em Campo Bom o INMET registrava 17,7°C em Canguçu e Caçapava do Sul. Uma diferença de 15°C entre a região metropolitana e o sul o Estado.

Jato de baixos níveis favoreceu calor de 30º na madrugada

Em Santa Maria, no centro do Estado a temperatura era de 31,2°C ao redor da meia noite, as 1h fazia 31,5°C, às 2h 31,9°C, às 3h a temperatura era de 32°C, às 4h caiu para 19,3°C. Isso ocorreu por conta do vento norte que predominou forte durante madrugada com rajadas ao redor de 50 km/h com pico de vento forte às 5h quando alcançou 91 km/h.

Vendavais de mais de 140 Km/h atingiram o estado

Entre o fim da noite de ontem e a madrugada desta quinta-feira os vendavais acompanharam a passagem da frente. As rajadas de vento
ultrapassaram os 100 km/h em vários municípios, conforme registro da rede de dados do INMET,
conforme lista abaixo:
Soledade 141 km/h
Cruz Alta 140 km/h
Rio Grande 114 km/h
Capão do Leão 110 km/h
São Borja 107 km/h
São Luiz Gonzaga 91 km/h
Santa Maria 91 km/h
Canguçu 90 km/h
Porto Alegre 90 km/h
Dom Pedrito 88 km/h
Santana do Livramento 85 km/h
Quaraí 85 km/h
Teutônia 84 km/h
Santa Vitoria do Palmar 83 km/h
Bento Gonçalves 75 km/h

Por (metsul)

Temporais estão previstos para o Paraná, alerta Defesa Civil

A Defesa Civil do Paraná alerta para a possibilidade de temporais no estado, nesta quinta-feira (21). Conforme o documento, “o forte aquecimento que será registrado, associado a passagem de uma intensa frente fria pelo Paraná vai ocasionar tempestades severas, que vão gerar rajadas de vento intensas, entre entre 60 e 90km/h, chuva forte, muitas descargas atmosféricas e inclusive potencial para queda de granizo de forma localizada. As primeiras tempestades severas estão previstas para o Oeste e Sudoeste, já no meio da manhã entre o meio-dia e a tarde, depois os temporais se espalham para todo o Paraná”.

A recomendação da Defesa Civil é para que em casos de emergência a população acione socorro pelos números 193/199.

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias