Foto: Divulgação/Faep

FAEP e Adapar renovam convênio para emissão de GTA nos sindicatos rurais

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Foto: Divulgação/Faep

O Sistema FAEP/SENAR-PR e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) renovaram, nesta terça-feira (19), o convênio que permite que os sindicatos rurais do Paraná possam emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA). O documento é obrigatório para o transporte de animais entre estabelecimentos e eventos agropecuários, dentro e fora do Estado. A documentação vale para animais de vocação comercial, incluindo caixas de abelhas e ovos férteis, com exceção dos “pets”, como cães e gatos. O novo convênio vale por mais cinco anos.

“Esse é mais um serviço que o produtor vai poder continuar fazendo diretamente no sindicato rural. Desta forma, os pecuaristas têm mais facilidade para tirar sua documentação e ganham também o governo do Estado e a Adapar, que vão aproveitar toda a capilaridade do nosso sistema sindical rural para levar esse serviço a todos os cantos do Paraná, sem custo ao poder público”, destaca o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette. Da mesma forma que que o produtor faz seu Imposto de Renda, o CAR [Cadastro Ambiental Rural] e outros serviços no sindicato rural, a GTA É mais uma facilidade que ele vai encontrar nos sindicatos rurais”, afirma Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Para o diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, a capilaridade que o sistema sindical rural tem no Paraná permite otimizar o serviço de emissão da GTA. “A renovação deste convênio atende as nossas diretrizes de parcerias público-privada. Por meio dos sindicatos rurais, o produtor terá acesso ao serviço na sua localidade, inclusive em locais que não temos atendimento”, destacou.

Ronei Volpi, presidente da CT de Bovinocultura da FAEP, Meneguette, Martins e o vice-presidente da FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, participaram da assinatura do convênio

A parceria entre o Sistema FAEP/SENAR-PR e a Adapar teve início em 2019. Na época, 61 sindicatos rurais assinaram o termo de adesão para a emissão da GTA. Hoje, já são 87 entidades sindicais aptas a emitir o documento, ou seja, mais da metade dos 161 sindicatos rurais do Paraná. Antes, esses serviços eram prestados apenas pela Adapar e órgãos municipais.

Confira o sindicato rural mais próximo e verifique se ele já pode emitir a GTA.

Novas adesões

Os sindicatos rurais que ainda pretendem aderir ao convênio e passar a emitir a GTA podem assinar o termo de adesão, informando os municípios que serão atendidos, indicando também o nome do colaborador responsável por emitir as guias, que terá que passar por um treinamento do governo do Estado. A qualificação será realizada no próprio sindicato rural, pelos fiscais das Unidades Locais de Sanidade Agropecuária (Ulsas) da Adapar responsáveis pelo município.

Para tirar qualquer dúvida, basta entrar em contato com o Departamento Sindical da FAEP, pelo telefone (41) 2169-7958.

Por Faep

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias