Agricultura Familiar

Autoridades debatem novos desafios para fortalecer agricultura familiar

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Agricultura Familiar

Os gestores de todas as regionais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) se reúnem para estabelecer as ações para 2024 com objetivo de superar os novos desafios a fim de promover a agricultura familiar no país.  Também participam das atividades representantes da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) e das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas). Os debates se iniciaram na abertura do 2º Encontro Nacional do MDA, Incra, Conab, Anater e Ceagesp e CeasaMinas realizado nesta segunda-feira (25), em Brasília.

Durante a solenidade de abertura, o presidente da Conab, Edegar Pretto, ressaltou as ações de reestruturação da estatal. “A Conab está preparada para fazer estoques públicos e regular preços para os consumidores, sem abandonar nossos agricultores que também precisam se viabilizar economicamente. Todos nós estamos unidos no compromisso da erradicação da fome outra vez. E com a nossa luta, a nossa persistência, nós vamos conseguir”, destacou. “A Política Nacional de Abastecimento vai aproximar os produtores dos consumidores. Vamos encurtar esse caminho ao garantir lucro para quem produz e também baratear a comida a quem consome”, reforçou Pretto.

Dentre as ações executadas pelo governo federal enfatizadas pelo ministro do MDA, Paulo Teixeira, está o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). No último ano, a Conab investiu cerca de R$ 712,4 milhões a fim de adquirir a produção da agricultura familiar no país. O recurso, repassado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), beneficiou mais de 49 mil agricultores e agricultoras, que receberam apoio para comercialização de cerca de 94 mil toneladas de alimentos. “Acho importante anunciar que a Conab voltou com o PAA que já contratou 700 milhões. Isso é muito expressivo. E esse PAA precisa ser traduzido para os movimentos sociais. As entidades precisam saber”, frisou Teixeira.

Apresentação de boas práticas

Após a abertura, o diretor de Operações e Abastecimento da Companhia, Thiago dos Santos, destacou a retomada da formação de estoques públicos, iniciado com o milho. Em 2023, a Conab adquiriu 342,25 mil toneladas de milho, uma vez que o cereal estava abaixo do preço mínimo estabelecido pelo governo federal. O produto abasteceu o Programa de Venda em Balcão, no qual foram comercializadas mais de 63 mil toneladas do grão, beneficiando 8.257 criadores, com 68% das vendas sendo realizadas na região Nordeste.

Além do presidente da Companhia e do diretor de Operações e Abastecimento, também participaram da solenidade a diretora Administrativa, Financeira e de Fiscalização da Conab, Rosa Neide, e os diretores da estatal de Política Agrícola e Informações, Silvio Porto, e de Gestão de Pessoas, Lenildo de Moraes. O evento de abertura também contou com a presença da secretária-executiva do MDA, Fernanda Machiavelli, do presidente do Incra, Cesar Aldrighi, da diretora-executiva da Anater, Loroana Santana, do diretor presidente da CeasaMinas, Luciano José de Oliveira, do diretor Administrativo e Financeiro da Ceagesp, Hamilton Ribeiro Mota, e da coordenadora-geral dos Escritórios Estaduais do MDA, Patricia Apolinário.

As atividades entre os gestores do MDA, Incra, Conab, Anater, Ceagesp e CeasaMinas seguem até quarta-feira (27). O encontro entre as empresas vinculadas ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar busca estabelecer diretrizes de atuação conjunta entre elas.

Por Conab

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias