Foto: Pexels

Sequência de dias com risco de chuva e temporais no Sul do Brasil

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

A MetSul Meteorologia alerta para uma sequência de dias com elevado risco de chuva localmente forte a intensa e temporais localizados no Sul do Brasil. A instabilidade vai afetar o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. A chuva pode ser volumosa em diferentes pontos e alguns temporais podem ser fortes.

Não se trata de episódio de um dia de instabilidade, mas um período mais prolongado com a atmosfera muito instável que proporcionará condições propícias para temporais localizados e ocorrências isoladas de chuva intensa com elevados acumulados em curto período.

Assim, não significa que uma determinada cidade terá temporais todos os dias, mas que a Região Sul como um todo terá dias seguidos com condições favoráveis à ocorrência de episódios localizados de chuva forte ou temporais. Inicialmente, a instabilidade tende a ser maior no Rio Grande do Sul e ao longo da semana afetará os estados catarinense e paranaense.

O que vai acontecer?

Não se trata de uma frente fria, fenômeno que normalmente traz episódios de chuva e temporais em um maior número de localidades no Sul do Brasil nesta época do ano. O que vai determinar a instabilidade serão áreas de menor pressão atmosférica.

Uma vez que estas áreas de menor pressão vão atuar numa atmosfera aquecida, cresce o risco de instabilidade forte. Quanto mais quente a atmosfera, maior a probabilidade de episódios de tempo severo. Assim, a chuva vai trazer alívio do calor que se registra há dias, entretanto, com a maior umidade e sem ingresso de ar frio, a sensação vai ser de abafamento.

Chuva e temporais dia a dia Embora pancadas isoladas de chuva típicas de verão já ocorram neste fim de semana, e o Nordeste catarinense sofreu com chuva forte e alagamentos, a instabilidade começa a aumentar muito no Sul do Brasil a partir desta segunda-feira, especialmente da tarde para a noite.

Na terça-feira, ao contrário, há risco de instabilidade forte em alguns pontos já entre a madrugada e de manhã, mas a instabilidade maior deve ocorrer da tarde para a noite, quando tende a afetar maior número de pontos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná.

A instabilidade deve persistir na quarta e na quinta no Sul do Brasil com risco alto de chuva forte isolada e temporais localizados em alguns pontos, especialmente nas Metades Oeste e Norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Dados indicam que a instabilidade diminuiria no Sul do Brasil a partir da sexta-feira.

Volumes de chuva

A MetSul Meteorologia alerta que os volumes de chuva devem ser altos e muito altos em pontos isolados com precipitações intensas que podem resultar em acumulados elevados em curto intervalo de forma localizada.

dias

Há um consenso entre os dados sobre o risco de chover forte, mas onde se darão estes eventos de chuva intensa muito isolada é bastante difícil precisar antecipadamente porque podem se dar na escala de apenas parte de um município.

Haverá locais no Sul do Brasil que não deve chover mais de 20 mm nesta semana inteira e outros que podem ter mais de 100 mm em poucas horas.

Diante deste cenário, adverte-se para a probabilidade de alagamentos e inundações repentinas em setores isolados, acompanhando estes episódios previstos de chuva forte a torrencial isolada.

Uma vez que não se trata de chuva forte generalizada, exceto por pequenos rios locais, não se prevê cheias em grandes bacias.

Com MetSul

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas