Fonte: Simepar

Chuva e temporais se somam à onda de calor no início de semana

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

Chuva e temporais se somam à onda de calor no Rio Grande do Sul com precipitação irregular, embora localmente forte. A MetSul Meteorologia projeta para este começo de semana um aumento da instabilidade no estado gaúcho, o que fará com que chova em maior número de locais e com possibilidade de alguns temporais.

A instabilidade vem ocorrendo há vários dias no Rio Grande do Sul, mas de forma muito localizada. O calor intenso forma nuvens carregadas com chuva que afeta em alguns casos apenas parte de um município, tão isolada que é a instabilidade. Na sexta-feira, por exemplo, temporais com vendavais causaram danos em Sobradinho e Itaara.

As chuvas têm sido intensas e isoladas. Cai em um canto e não cai em outro. Sob convecção, em que o ar ascende na atmosfera, e quanto mais quente mais leve se torna o ar, formam-se nuvens isoladas do tipo Cumulus da tarde para a noite que causam chuva isolada, eventualmente forte e com temporal.

Sábado(10), o calor muito intenso, com máximas perto de 40ºC e sensação térmica acima de 40ºC, formou áreas de instabilidade por convecção em várias regiões do território gaúcho e que trouxeram chuva mal distribuída, apesar de forte a intensa em algumas poucas localidades.

O que esperar da chuva

Hoje(11), amanhã(12) e terça(13) serão dias com registros de chuva no Rio Grande do Sul.

Projeta-se um aumento da instabilidade no estado por conta da maior umidade e da atuação de uma frente fria, o que vai levar chuva a todas as regiões, apesar de grande variabilidade de volumes. Neste domingo, da tarde para a noite, assim como ontem, o calor gera novas áreas de instabilidade isoladas com pancadas localizadas de chuva e risco de temporais isolados. As regiões com maior probabilidade destas precipitações mal distribuídas são o Oeste, o Noroeste, o Centro e o Sul gaúcho.

Já nesta segunda-feira o cenário começa a mudar. O avanço de uma frente fria traz uma maior probabilidade de chuva e em maior número de locais em áreas do Oeste e do Sul do estado, notadamente mais próximas da fronteira com o Uruguai. Nas demais regiões do estado, a chuva é mais localizada e ocorre por convecção.

Na terça-feira, por sua vez, a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e traz chuva mais generalizada no território gaúcho e que será localmente forte a intensa, com risco de alguns temporais. Será o dia com mais chuva no estado em várias semanas, apesar de que não se projeta chuva com elevados volumes em todos os municípios. Além da chuva, não se pode descartar tempo severo isolado com risco de rajadas de vento.

Paraná

Na segunda-feira(12), as taxas de instabilidade aumentam novamente, com pancadas de chuva e trovoadas previstas a partir da tarde e de forma localizada sobre as regiões paranaenses.

Na terça-feira(13) a tendência para tempo abafado sobre o Paraná (quente e úmido), o que induz a instabilidade sobre o estado. Chuvas continuam sendo previstas, podendo vir acompanhadas também de trovoadas. Eventos
ficam mais concentrados entre as tardes e as noites. Há risco para tempestades.

No restante da semana, chuvas são previstas em muitos setores do Paraná. Aumenta o risco para ocorrência de
tempestades.

Com Simepar e Metsul

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas