Foto: Sou Agro/Flávio Frizon

Laboratório cascavelense é pioneiro na criação de teste para diferenciar a cepa vacinal e de campo da variante da bronquite infecciosa de aves

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

 

A novidade de diferenciação foi confirmada após uma jornada intensa de meses dedicados à pesquisa. O Laboratório Mercolab, de Cascavel (PR), obteve resultados que podem contribuir com grandes benefícios ao setor produtivo de aves.

Seu Departamento de Pesquisa e Inovação desenvolveu um novo teste molecular de diagnóstico para o vírus da bronquite infeciosa. Esta doença das aves ganhou relevância no Brasil nos últimos anos pelo aparecimento de uma nova variante, a IBV G1-23. “Somos um dos primeiros laboratórios a diagnosticar essa variante. E em estudos realizados em conjunto com a Embrapa, o vírus foi isolado e estudos de patogenicidade e antigenicidade foram realizados. A partir disso, foi necessário a introdução de uma nova vacina para essa variante, que ocorreu no início de 2023. Como consequência, se fez necessário um novo teste para diferenciar a amostra de vírus vacinal da amostra de vírus que causa a doença”, explica o médico veterinário e diretor técnico do laboratório, Dr. Alberto Back.

O Coordenador de Biologia Molecular, Dr. Jorge Augusto Petroli Marchesi, esclarece que amostras positivas para o vírus da bronquite G1-23, agora podem ser diferenciadas e melhor caracterizadas utilizando uma metodologia de genotipagem por sequenciamento por ele desenvolvida. Com isso torna-se possível distinguir a vacina das cepas de campo que ocorrem no Brasil, trazendo ainda mais informações sobre a epidemiologia desse vírus nas granjas de aves.

 

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias