Foto: Divulgação ABPA

É do Brasil: Ricardo Santin é o novo presidente do Conselho Internacional de Avicultura

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Foto: Divulgação ABPA

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, é o novo presidente do International Poultry Council (IPC, sigla em inglês), entidade máxima da avicultura mundial. A eleição ocorreu na sexta-feira (01/12), durante reunião do comitê executivo da entidade.

Santin é o primeiro brasileiro a comandar a entidade máxima da avicultura mundial, que reúne 54 integrantes (entre associações e empresas) de 30 países, responsáveis por mais de 73% da produção mundial de carne de aves e de mais de 86% de toda a exportação avícola global. Em números concretos, são 130 milhões de toneladas anualmente produzidas, com um Produto Interno Bruto na cadeia produtiva global superior a US$ 220 bilhões. É o palco dos grandes debates setoriais, envolvendo temas sanitários, de promoção de imagem entre outros tópicos relevantes para o desenvolvimento do setor.

Como novo presidente do IPC, além de dar continuidade ao trabalho promovido pelos seus antecessores – o canadense Robin Horel e Jim Sumner, dos Estados Unidos -, Santin buscará reforçar a presença global do conselho, focado em questões relativas aos desafios sanitários globais (especialmente em relação à Influenza Aviária), fortalecimento da imagem da cadeia avícola e da representatividade do conselho junto aos principais órgãos internacionais, entre outros pontos.

“É uma honra e um grande desafio assumir a presidência do IPC, em um momento especialmente importante para os rumos da avicultura global. Temos questões intrassetoriais a serem superadas e temas que avançam sobre a cadeia alimentar global. Neste sentido, trabalharemos para construir, de forma uníssona, soluções que alcancem todos os elos da cadeia produtiva dentro de seu propósito de produzir alimentos de forma ampla e democrática, auxiliando a segurança alimentar global e reafirmando o papel desta fundamental proteína”, avalia Santin.

Junto com Santin, foram eleitos para o comando do IPC Richard Griffiths (British Poultry Council – BPC), como vice-presidente e Jim Sumner (USA Poultry and Egg Export Council – USAPPEC) como tesoureiro.

(Com Assessoria ABPA)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas