Foto: Reprodução/Assessoria

Empresa desenvolve solução que promete aumentar a produtividade de soja e milho

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Reprodução/Assessoria

Uma nova solução pode aumentar a produtividade no cultivo da soja e do milho. A suplementação luminosa para uso no campo, trazendo dados coletados ao longo dos últimos anos em aplicações experimentais na soja e no milho, foi apresentada pela Nortel, qe faz parte do grupo Sonepar, durante o “Agro-LED: I Workshop sobre Iluminação Artificial no Brasil”, apresentado em São Paulo.

Além dos ganhos indiscutíveis em produtividade da nova solução, é possível contribuir para a redução do consumo de água e insumos químicos. “Nós acreditamos muito que estamos construindo o segundo andar da produção agrícola no Brasil.”, explica Marcos Rocha, CEO da Nortel.

O projeto nasceu de uma parceria entre Nortel, ESALQ/USP e Philips (Signify), que desenvolveram uma luminária específica para a aplicação na agricultura em cultivos em campo aberto. “Em vários testes, já foi confirmado o aumento da produtividade das plantas por meio da suplementação luminosa, com alta efetividade de incremento e maior produtividade de grãos sem perda de nutrientes e características naturais”, acrescenta.

O executivo explica que a solução é eficiente por ser capaz de identificar quais comprimentos de onda devem ser aplicados em cada tipo de plantação, com o uso de luminárias especificas, para que elas prolonguem o período de fotossíntese durante a noite e produzam mais. “Essa conjunção de fatores trouxe, em experimentos controlados, ganhos de mais 30% na produtividade”.

A solução de suplementação luminosa já está sendo aplicada na Fazenda Conforto, empresa goiana de criação de gado, inovadora e pautada pelo uso de tecnologias e análise de dados. A propriedade conta com mais de 12.000 hectares, sendo 1.800 deles de área irrigada, onde são produzidos soja, milho e capim para pastejo de forma rotacionada (seguindo a estratégia de ILP). Segundo Sérgio Pellizzer, CEO da Fazenda Conforto, “a implementação da suplementação luminosa na área só trará ganhos, será positiva para a soja e principalmente para o milho, em função das características da região”.

A Nortel e a Fazenda Conforto são empresas líderes em seus segmentos de negócio e pela primeira vez trabalham juntas em prol do desenvolvimento do agronegócio brasileiro. “O futuro do agronegócio se baseia na biodiversidade e no investimento em novas tecnologias que podem ajudar a terra e o solo. Essa solução que a Nortel está trazendo com certeza vai ao encontro disso”, comenta Pellizzer.

Com Assessoria

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas