A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) se pronunciou nesta quarta-feira (8) sobre as três questões da prova do Enem que afrontam o agronegócio. Veja a nota na íntegra:
A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), entidade que representa milhares de produtores rurais do Paraná, repudia veementemente as questões desabonadoras e mentirosas a respeito da agropecuária brasileira que fizeram parte da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no domingo (4).
- Prova do Enem: questão aplicada a candidatos traz discurso de ódio ao agronegócio
- Aviários ficam inundados no Paraná e milhares de animais morrem
É lamentável que o Ministério da Educação, responsável pela elaboração e aplicação do Enem, tenha essa atitude em relação ao setor tão importante para a economia nacional e para o desenvolvimento do país. Provavelmente, os formuladores das questões, por razões ideológicas e/ou por desconhecimento dos verdadeiros fatos, tenham tratado com descaso o setor que proporciona divisas para o país, produz alimentos para os brasileiros e centenas de mercados internacionais e desenvolvendo práticas sustentável dentro e fora da porteira. As questões do Enem sobre a agropecuária foram um desserviço à educação e ao Brasil.
Diante desta situação, a FAEP pede a anulação das questões mentirosas sobre a agropecuária brasileira e que o Ministério da Educação venha a público para se retratar.
Ágide Meneguette, presidente da FAEP
(Com Faep)