Foto: Rodrigo Félix Leal/Arquivo AEN

Exportação de ovos é quase três vezes maior que ano passado

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Rodrigo Félix Leal/Arquivo AEN

Que o Brasil tem se superado nas exportações de produto do agronegócio a gente já sabe e no caso dos ovos não poderia ser diferente. No acumulado do ano, de janeiro a outubro, os embarques de ovos ao exterior superam 2,5 vezes o volume escoado em todo ano de 2022.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior, compilados e analisados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), os embarques de ovos totalizaram 1,03 mil toneladas em outubro. Isso é 75% mais do que a quantidade exportada em outubro de 2022.

Se comparado o mês, outubro teve queda nos números em relação a setembro, mas mesmo assim os resultados são considerados surpreendentes para o setor.

No mercado interno, o preço dos ovos subiu na semana passada, na maioria das praças acompanhadas pelo Cepea, influenciado pelo aumento da procura pelo produto.

Outros produtos do agro

As exportações de milho e soja em setembro de 2023 foram maiores que o registrado no mesmo mês do ano anterior. Enquanto que para a oleaginosa as exportações tiveram um aumento de 60%, atingindo 6,4 milhões de toneladas no último mês frente a 4 milhões de toneladas no mesmo período do ano anterior, para o milho o incremento chega a 36,45%, atingindo 8,76 milhões de toneladas contra 6,42 milhões de toneladas. A informação consta no Boletim Logístico de outubro, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O comportamento se repete quando a análise é feita considerando o período de janeiro a setembro. Neste ano já foram enviados ao mercado internacional 87,2 milhões de toneladas de soja em grão, comparada com as 70,4 milhões de toneladas obtidas no mesmo período de 2022. No caso do milho, a elevação das exportações quando considerado o mesmo intervalo de tempo chega a 40,5%, saindo de 24,2 milhões de toneladas embarcadas de janeiro a setembro do ano passado contra 34 milhões de toneladas neste ano.

Com Cepea

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas