E vem mais água! “Chuva de um mês em um dia”, alerta Coutinho
O mês de outubro já conquistou a marca de o mais chuvoso dos últimos tempos em vários municípios do Sul do País. Em Curitiba, foi o mais chuvoso dos últimos 26 anos. Enchentes foram registradas em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. União da Vitória e São Mateus do Sul ainda se recuperam do último alagamento. No Estado, 25 municípios decretaram situação de emergência, alguns estado de calamidade.
E as notícias não são positivas. Vem mais água e em grandes volumes. As chuvas se intensificam no Paraná a partir de amanhã (24). “Os próximos seis dias serão de muita chuva. Em algumas regiões deve chover mais nesta reta final do mês do que choveu no mês inteiro. Sexta, sábado e domingo serão dias de muita precipitação. Podemos ter chuva de um mês em um dia. Isso deve atingir região Noroeste (Campo Mourão), Oeste (Cascavel), divisa com Santa Catarina e algumas cidades do Norte. Quando olhamos um pouco mais para frente, podemos ter em alguns setores chuva de dois meses em 15 dias.”, alerta Coutinho
- MILHO: saiba quais são fatores decisivos para o plantio em Santa Catarina
- Governo de São Paulo debate ações para descarbonizar frotas
Amanhã a instabilidade ganha força e se espalha pelo Sul do Brasil até quarta-feira (25). Rajadas de vento intensas podem ocorrer na costa da Região Sul durante esses dias.
Segundo o Simepar, no Paraná a mudança no tempo será percebida nitidamente amanhã. Na terça-feira, o tempo muda com o avanço de uma frente fria provocando pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas já a partir da madrugada, primeiramente nas regiões oeste, sudoeste e noroeste do estado. No decorrer do dia, a instabilidade avança para as demais regiões paranaenses.