Calamidade Pública: Taió, cidade catarinense está debaixo d´água

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: CBMSC

Taió, cidade catarinense do Vale do Itajaí, viu em poucos dias o território ser inundado pela água. O município que tem cerca de 20 mil habitantes está em calamidade pública. Sem ter um local seguro e com previsão de novas enchentes, o pedido do prefeito é para que os moradores evacuem suas casas. Cerca de 3oo pessoas foram levadas pelo Exército para Pouso Rendondo, que fica a 20 quilômetros de distância.

O Rio Itajaí do Oeste chegou a históricos 12 metros na segunda-feira (9) e hoje pode subir ainda mais. A barragem de Taió tem capacidade para suportar 100 milhões de metros cúbicos de água. hoje estava com capacidade máxima de retenção e vertendo 87 centímetros. Ontem o governo do Estado auto

AGÊNCIA BRASIL
FOTO: Reuters/Anderson Coelho

rizou ter aberto cinco das sete comportas para diminuir o nível do reservatório, mas voltaram a ser fechadas.

Em Ituporanga, onde a barragem foi projetada para armazenar 110 milhões de metros cúbicos de água, as cinco comportas estavam fechadas no começo desta quinta e a estrutura tinha 116,4% de ocupação. O vertimento registrado foi de 1,6 metro.

A barragem de José Boiteux estava com 68,8% da capacidade. O reservatório consegue armazenar até 357 milhões de metros cúbicos de água.

 

FORÇA TAREFA

Uma força-tarefa do governo federal desembarcou na cidade de Navegantes, em Santa Catarina, para acelerar o apoio do governo federal a municípios atingidos pelas fortes chuvas e prestar assistência às comunidades.  

PRINT IMAGENS AÉREAS
Foto: Reprodução

O governador Jorginho Mello apontou a necessidade de obras nos rios para evitar futuras enchentes, a exemplo de limpeza, desassoreamento, alargamento, desobstrução, remoção ou escavação de material no fundo de rios. “Uma das nossas prioridades é investir em dragagens e temos pressa”, afirmou.

Sobre o auxílio financeiro para a reconstrução dos municípios afetados, o governo federal já reconheceu, de forma coletiva, a situação de emergência em 82 municípios. A Caixa Econômica Federal poderá disponibilizar o Saque Calamidade do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) aos trabalhadores de cidades com o estado de calamidade pública já reconhecido; assim como a antecipação do pagamento de benefícios sociais, como o Bolsa Família, pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, aos beneficiários residentes nestas regiões.

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias