Foto: Governo de Minas Gerais

Cães reconhecidos recebem certificação de busca e resgate do Corpo de Bombeiros

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Foto: Governo de Minas Gerais

 

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou na última semana a Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate, etapa Minas Gerais. A certificação é um dos critérios que definem a participação dos cães em missões nacionais e internacionais.

As provas aconteceram na cidade de Brumadinho e tiveram participações de militares do Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais, além de vários batalhões de Minas Gerais.

Os binômios (duplas formadas pelo cachorro e seu condutor) passaram por provas de obediência e destreza, busca de vítimas em escombros, áreas colapsadas, ambientes rurais urbanos e busca de restos mortais. Todos estes ambientes são locais onde supostamente as equipes serão acionadas caso aconteçam situações reais à procura de vítimas.

A certificação é a chancela de que os binômios estão preparados para serem utilizados em desastres diversos. Ela tem por finalidade padronizar atividades de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (BRESC) para os Corpos de Bombeiros Militares em todo o Brasil.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais tem procurado constantemente aumentar a capacitação de seus profissionais bombeiros militares trazendo com isso um impacto positivo nos atendimentos à sociedade.

A Corporação conta hoje com cinco canis (Pelotão de Busca, Resgate e Salvamento com Cães – PBRESC), distribuídos estrategicamente em todo estado para prestar um melhor atendimento à sociedade mineira.

O tenente-coronel Rafael Ribeiro Marcondes, vice-presidente do Comitê de Busca, Resgate e Salvamento com Cães – Conabresc, destacou que Minas Gerais é o estado com o maior número de certificações válidas do Brasil e o segundo em número de cães com certificação válida.

Preparados para grandes missões

Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso e Pernambuco estão entre os estados que mais possuem certificações dos cães. Minas está na vanguarda dos estados brasileiros que mais investe na capacitação dos animais, visando manter a qualidade e a operacionalidade dos binômios, testando habilidades e personalidades, além de mensurar elementos fundamentais como autonomia na busca, perseverança, resistência e características específicas para um bom cão de busca e salvamento.

 

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias