Assessoria

Show Rural de inverno: Tudo pronto para o maior evento do trigo do Brasil

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Assessoria

Nas lavouras do Paraná, o trigo reinou na safra de inverno. A cultura ganhou a majestade depois de encontrar o cenário perfeito. O inverno, neste ano, não foi tão rigoroso. Os solos são férteis e a alta produtividade prova que os produtores estão aplicando direitinho o conhecimento cada vez mais especializado. E para quem deseja aprender ainda mais , nesta semana tem uma baita oportunidade. O Show Rural de Inverno começa amanhã (22) e é o maior evento técnico de trigo do Brasil. Serão três dias em que os participantes terão diante dos olhos novidades de tecnologia, manejo e troca de experiências.

Vinte empresas vão participar de terça a quinta com o melhor do seu portfólio em cultivares, insumos, máquinas e implementos e também com informações para o produtor rural produzir mais, com menos custos e atento às normas da sustentabilidade. “Estamos muito animados. As parcelas estão muito bem desenvolvidas e os visitantes encontrarão aqui conhecimentos de qualidade”, diz o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

Mais de 40 cultivares, dessas 31 de trigo. Pelo menos a metade das variedades do grão tem potencial produtivo de seis quilos por hectare, mais que o dobro da média nacional de 2,9 mil quilos – a média no Paraná, o segundo maior produtor brasileiro, é de 3,2 mil e a da região de cobertura da Coopavel, no Oeste e Sudoeste do Paraná, é de 3,8 mil quilos/hectare.  “O trigo se transforma, diante dos intensos investimentos feitos pela indústria agro principalmente na última década, como uma excelente opção de rentabilidade ao Paraná e à nossa região”, destaca o coordenador geral da edição de inverno, Rogério Rizzardi.

VISÃO DO PRODUTOR

O agricultor Clecio Sanagiotto, de Braganey, há muitos anos não perde uma única edição do Show Rural. “São muitas novidades e o aprimoramento de conhecimentos de um ano para o outro é enorme. Por isso, é fundamental estar sempre bem informado”, afirma ele, que nesta safra alcança produtividade de trigo acima de 150 sacas por alqueire – próximo de quatro mil quilos por hectare, com 80 de pH.

“Estive na terceira edição de inverno, em 2022, e lá conheci uma variedade que gostei muito. Falei com o meu técnico e ele confirmou que os resultados poderiam ser muito bons, e realmente foram”. Além de produtividade elevada, Clecio afirma que praticamente não teve problemas com doenças. Outra novidade que o triticultor afirma ter visto com a cultivar escolhida é a formação de sete grãos em uma única sequência.

O cooperado Davi Krohling dedicou tempo considerável às mais recentes edições do Show Rural. Na de inverno do ano passado, ele se interessou por uma variedade de trigo de maneira particular. “Ouvi com atenção as explicações técnicas sobre ela, pesquisei e também falei com outros agricultores. E tudo o que disseram tem se confirmado na prática”.

Davi acabou de colher uma das áreas de sua propriedade e o resultado foi o melhor que já teve com o trigo, com mais de 130 sacas por alqueire e 78 de pH. “A variedade escolhia tem uma nota alta em desempenho e resistência e, mesmo em um ano difícil de calor e chuva na flor, o desempenho foi além do esperado”. Davi se diz feliz com a escolha e afirma que ela só foi possível porque a Coopavel promove esses eventos voltados à disseminação de conhecimento. “Eu e todos os cooperados somos muito gratos à cooperativa por essas oportunidades. Fiz uma escolha feliz e a devo à edição de inverno”.

A edição de inverno vai ser realizada no parque tecnológico da Coopavel (km-577, da BR-277, em Cascavel), que desde 1989 recebe o Show Rural, uma das três maiores mostras do mundo em transmissão de inovações e tecnologias para o campo.

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas