Foto: Débora Damasceno/Sou Agro

As crianças de hoje são o agro de amanhã: conheça o projeto Sementes do Futuro

Débora Damasceno
Débora Damasceno

Se tem um tema que está cada vez mais em evidência é a sucessão familiar. Sabemos que dentro da propriedade é sempre importante o diálogo sobre quem vai seguir a tradição da família e permanecer no agro. E esse futuro sempre está depositado nos filhos, ou seja, as crianças de hoje.

E é em Campo Verde, no Mato Grosso durante a edição 2023 do Road Show que pudemos conhecer o Programa Sementes do Futuro da Fazenda Bom Futuro. Uma iniciativa que abre um leque de oportunidades para crianças e adolescentes que moram na fazenda a participarem de atividades educativas no contraturno escolar, com aulas que envolvem música, esporte, cultura e educação nas unidades contempladas da empresa.

“É um dos programas sociais que nós temos como a gente sempre diz porteira adentro. E a Bom Futuro além de ser uma empresa tecnicamente viável financeiramente, ela também cuida do meio ambiente e das pessoas. Esse programa de contraturno escolar ele então ajuda as crianças filhos dos nossos colaboradores que residem nas nossas unidades, nas nossas fazendas. E nós entramos com um reforço escolar, com o reforço do letramento, da alfabetização, da parte da matemática, mas também entre outros como: música a poeira, dança, teatro e nós fazemos uma boa dupla entre a parte lúdica, a parte da recreação, mas também a parte do letramento e da alfabetização, para gente ter uma educação com mais qualidade nas nossas unidades de fabricação”, explica Ana Peixoto, coordenadora de responsabilidade social da fazenda Bom Futuro.

futuro
Foto: Lucas Coutinho/Agronews

O Programa de contraturno escolar vem para complementar o ensino tradicional com oficinas educativas integradas valorizando a vivência no campo.

“O nosso projeto ele visa as crianças que estão em nossas unidades de 4 até 17 anos e quando ele começa lá nos 14, 15 anos a gente já fica de olho nele, porque se se ele tiver um bom desempenho, a gente já desenvolve, direciona ele para o aprendiz do futuro, que é um outro programa social da empresa, que já direciona esse jovem para o mercado de trabalho. Hoje temos 640 crianças nesse programa que acontece em 32 fazendas no estado de Mato Grosso que emprega em torno de 40 profissionais da educação e nós temos 40 embaixadores que são esposas dos gerentes das unidades que nos ajudam a tocar esse programa pelos sete cantos do Mato Grosso”, detalha Ana.

Foto: Lucas Coutinho/Agronews

O Programa estimula a promoção da autoconfiança, amplia a capacidade de solucionar problemas, valoriza o pertencimento da vida no campo e aumenta o desempenho escolar das crianças atendidas. Além disso, o Programa Sementes do Futuro  também melhora a percepção social de qualidade de vida dos funcionários que estão com os filhos participando do projeto.

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas